Setembro Verde: especialista em transplantes de órgãos do Hugo ministra palestra em escola

O enfermeiro especialista em transplante do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), Guilherme Ono, ministra palestra para alunos do 5º ano da Escola PIAGET, no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia, amanhã (15), às 11 horas. O bate-papo será para conscientizar as crianças sobre a importância da doação de órgãos e como isso pode salvar ou dar qualidade de vida para tantas outras pessoas. Um único doador pode beneficiar até oito pacientes que aguardam na fila de transplantes.

A doação de órgãos só é concretizada após uma rigorosa bateria de exames que confirmam a morte encefálica, causada principalmente por Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH) e Traumatismo Crânio Encefálico (TCE). E, dentre outros mitos, ao contrário do que se imagina, o corpo do ente querido é entregue aos familiares sem qualquer tipo de mutilação, pois o procedimento de captação é realizado no Centro Cirúrgico, respeitando todas as normas de segurança e higiene de uma cirurgia estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Os principais órgãos doados são coração, rim, pulmão, fígado, pâncreas e córneas. No último mês de junho, Goiás tinha 458 pessoas aguardando transplantes, sendo 253 para rim, 198 para córneas, 4 para coração e 3 para pâncreas, segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). No mesmo período, o Brasil totalizava 32.956 pacientes ativos em lista de espera. E, para auxiliar na redução destes números, a importância de dialogar sobre o assunto que, por vezes, ainda é tabu na sociedade, se faz presente. E você, já conversou com sua família sobre isso?

O encontro para desmistificar o assunto será com os alunos do 5º ano da Escola PIAGET. Índice de recusa é alto e principal motivo é o fato de não se declarar doador em vida

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo