Saúde estadual e Iquego debatem parceria sobre medicamentos

Secretário Sergio Vencio e secretária adjunta Anamaria Arruda se reúnem com presidente da Goiás Parcerias e representantes da empresa, em sua sede, em Goiânia

Sérgio Vencio e equipe visitam galpão da Iquego, com representantes da empresa e da GP

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Sérgio Vencio; e a subsecretaria Adjunta, Anamaria Arruda, visitaram a sede da Iquego, nesta quarta-feira, 22/03, onde discutiram com representantes da Goiás Parceria e Iquego sobre eventual parceria para produção e comercialização de medicamentos. 

O encontro atendeu ao convite do diretor-presidente da Goiás Parcerias, Diego de Oliveira Soares, e contou ainda com a presença do diretor industrial da Iquego, Daniel Jesus de Paula, que representou o presidente da empresa, José Carlos dos Santos; diretor-geral da Central Estadual de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac), Roney Pereira Pinto, entre outros. 

De acordo com Sérgio Vencio, a reunião teve como objetivo inicial prospectar eventuais ações de produção, importação, logística de distribuição que possam beneficiar o Estado de Goiás com medicamentos de baixo custo para unidades das redes públicas estadual e municipais. “Óbvio que é um projeto para médio e longo prazos”, observou o secretário.

Outro objetivo é trazer a Iquego para o papel central estratégico que a empresa sempre teve no Governo de Goiás. “A empresa é jurisdicionada à Secretaria de Estado da Tecnologia e Inovação, mas podemos, em conjunto com todas as secretarias e a Goiás Parcerias, tentar alinhar os objetivos e economizar dinheiro público”, sugeriu Vencio.

Diego Soares, da Goiás Parcerias, explicou que promoveu o encontro para analisar oportunidades de negócios que transformem a Iquego em um centro de distribuição de referência em medicamentos de alta complexidade e também materiais médicos e químicos que atendam a outros tipos de demanda.

Esse novo perfil contaria com outros parceiros, por meio de Parcerias Público-Privadas (PPP), que entrariam com investimentos, tornando o negócio autossustentável. “Inicialmente, isso se daria com a distribuição, mas também para voltar a fazer um processo produtivo aqui (na Iquego). 

“Por isso, convidei o secretário, para que ele veja que a gente pode fazer a Iquego ser uma referência no Estado no segmento e também para trazer a boa notícia de que há grandes ‘players” interessados em entrar (em parceria) com o Estado para fazer isso acontecer”, garantiu Diego Soares. 

José Carlos Araújo (texto) Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial

 

  

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo