SES discute implantação de novos serviços em parceria com Hospital das Clínicas

Titular da pasta, Sérgio Vencio defende interesse da unidade de saúde da Universidade Federal de Goiás de ter atendimento regulado pelo Complexo Regulador Estadual

Sérgio Vencio, Anamaria Arruda e Viviane Leonel (à dir), na reunião com Waldemar Naves e equipe

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (GO) está continuamente em busca de ampliar e melhorar suas parcerias. Nesta quinta-feira (9/2), o titular da SES, Sérgio Vencio, se reuniu com o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), Waldemar Naves do Amaral, para ampliar a oferta de serviços entre a secretaria e universidade. 

Vencio, acompanhado da subsecretária Anamaria Arruda e da superintendente da Escola de Saúde da SES, Viviane Leonel, escutaram as demandas da direção da UFG e de médicos, docentes, pesquisadores do Hospital das Clínicas (HC-UFG). Entre os pontos discutidos está a viabilização de serviços existentes no hospital, mas que estão suspensos, como a reativação do Centro de Referência em Urgência e Emergência em Otorrinolaringologia (Ceroto). 

“Firmar essa parceria com o HC, que já tem a estrutura, seria uma garantia da prestação do serviço, a qualquer hora, para o cidadão. Se uma pessoa aspira um objeto estranho, por exemplo, ele precisa de atendimento emergencial, e nós queremos preencher essa lacuna, por meio dessa parceria”, pontua Sérgio Vencio. 

O secretário completa que a cooperação entre a SES-GO e o HC-UFG na reativação do Ceroto se daria no âmbito da contratação de profissionais para oferecer o serviço de urgência e emergência, com porta regulada pelo Complexo Regulador Estadual (CRE). Outra proposta que será estudada pela SES-GO é de firmar convênio com o hospital para o programa de residência médica. 

Waldemar Naves aproveitou a oportunidade para apresentar os projetos da Faculdade de Medicina e da Comissão Estadual de Residência Médica em Goiás (Cerem). Atualmente, a SES-GO é responsável pelo pagamento de 166 bolsas de residentes e por proporcionar toda a estrutura física, coordenadores, tutores, supervisores e preceptores. 

Nos últimos quatro anos, 499 estudantes de medicina fizeram a residência médica nas unidades de saúde reguladas pelo Estado. Além desses, 242 estudantes de outras áreas realizaram a residência multiprofissional ou uniprofissional nos hospitais da rede pública estadual.

Outras propostas
Dando continuidade à reunião, Sérgio Vencio e a subsecretária da SES-GO conheceram a estrutura da maternidade e do Centro de Genética Humana, que conta com equipamentos de última geração. Apesar da tecnologia de ponta, o laboratório precisa de aporte financeiro para estruturar a área de recursos humanos e para aquisição de insumos. 

De acordo com o hospital, o serviço de genética será essencial para a identificação de síndromes hereditárias, doenças do sexo, gênese do câncer, reprodução humana, comportamento humano e de doenças genéticas em bebês na fase gestacional. O projeto também espera receber apoio do governo federal. 

“Tudo que nós vimos aqui, hoje, é prova da excelência que esse hospital tem em seus atendimentos e projetos. Acolhemos as propostas e vamos estudar o que pode ser feito pela secretaria. Ter o HC como uma unidade com porta regulada pelo Estado significa melhoria nos atendimentos para a população de Goiânia e dos municípios do interior”, disse Vencio. 

O secretário ainda discutiu parceria para uso da telemedicina já utilizada pelo HC-UFG. Uma das metas da atual gestão da SES-GO é implantar o serviço em cada uma das seis policlínicas espalhadas por Goiás e também na Atenção Primária, nas cinco regiões de Saúde do Estado. “Essa é uma das metas, e vamos conhecer o que o HC já faz com excelência para usar como exemplo”, completou Sérgio Vencio. 

A visita foi concluída com a possibilidade de parceria na implantação da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica no HC-UFG. A secretaria iria colaborar com apoio às cirurgias de alta complexidade, fortalecendo o atendimento às crianças de todo o Estado. “Essa visita foi muito proveitosa e agradecemos por essa oportunidade. Vamos nos empenhar para colocar em prática o que foi discutido aqui para melhoria na prestação dos serviços públicos de saúde”, disse o secretário. 

Isabela Melo (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo