Servidor da SES conquista medalha Rubens Borba de Moraes, de mérito em biblioteconomia

CRB condecora Onofre José de Paula com peça em homenagem às pessoas que contribuíram para construção social da biblioteconomia pelo trabalho dele na biblioteca do Hugo

Bibliotecário formado pela UFG, José Onofre trabalhou na biblioteca do Hugo por 23 anos

Na tarde de segunda-feira (13/03), o Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região (CRB 1) entregou a Medalha Rubens Borba para o servidor da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Onofre José de Paula, em reconhecimento ao seu trabalho na biblioteca do Hospital de Urgências de Goiás (Hugo).

Em 1998, Onofre participou de um concurso de duas vagas na biblioteca do Hugo, criada em 1996, voltada para funcionários do hospital e, principalmente, para subsidiar a residência médica. Ele assumiu o cargo em junho daquele ano. 

Na época, a biblioteca hospitalar da unidade era altamente especializada em áreas como clínica médica, cardiologia, neurologia e UTI. Quando chegou à biblioteca, Onofre se deparou com um acervo de livros todos importados e em inglês. Apesar disso, o público era muito pequeno, com apenas 12 usuários.

O servidor sempre se perguntou por que as pessoas não utilizavam a biblioteca, e a partir de uma pesquisa realizada em 2012, elaborou meio de atrair o público do hospital para o espaço.  

Ele trabalhou na biblioteca do Hugo por 23 anos e, durante esse tempo, foi responsável por expandir de 850 para 3 mil o acervo exemplares. Ele também recebeu todos os estagiários que passaram pelo hospital e apresentou a biblioteca para todos os residentes que vieram de todo o Brasil.  

Onofre destacou que tudo que conseguiu foi graças à sua atuação no Hugo e agradeceu ao Estado, à SES-GO e à Direção do hospital por ter propiciado essa oportunidade. 

Trabalho árduo e gratificante
A Medalha Rubens Borba de Moraes é uma honraria criada para homenagear pessoas que contribuíram para a construção social da biblioteconomia e sua contribuição para a sociedade. Para Onofre, esse prêmio é um reconhecimento do trabalho árduo e gratificante que realizou ao longo de sua carreira na biblioteca do Hugo. 

Ele se formou em biblioteconomia na Universidade Federal de Goiás (UFG) e tem pós-graduação (MBA) em Gestão Empresarial pela Faculdade Cambury. Conta com ampla experiência em qualidade de serviços públicos e privados, montagem de bibliotecas universitárias e bibliotecas na área de saúde.

Durante 15 anos, foi vice-presidente do Comitê de Ética em Pesquisa do hospital e participou ativamente de pesquisas. Atualmente, Onofre tem a missão de modernizar o arquivo geral da SES-GO por meio da digitalização.

Luana Avelar (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Social

*Luana Avelar é estudante do programa de estágio da PUC-GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo