Seminário sobre xeroderma pigmentoso capacita profissionais da saúde

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (SPAIS), realiza nessa quinta-feira, 28 de setembro, das 8h às 18h, o “Seminário sobre Xeroderma Pigmentoso (XP)”. O evento que acontece no Golden Tulip, na avenida República do Líbano, visa à capacitação dos profissionais da saúde, tendo como objetivo a redução da mortalidade e incapacidades causadas por doenças raras.

O xeroderma pigmentoso apresentou um significativo número de casos no município de Faina (GO), com 114 laudos confirmados e 254 acompanhamentos, todos em pacientes residentes no distrito de Araras. Os casos são de registro compulsória no Sistema de Informação de Agravos de Notificação.

A gerente de Programas Especiais da SES, Edna Covem, explica que a SPAIS acompanha o processo de habilitação do Hospital Geral de Goiânia (HGG) como referência nacional no atendimento aos portadores da doença. “Além disso, realizamos a capacitação técnica aos profissionais de municípios que apresentem portadores do agravo; a divulgação da nota técnica e informação aos municípios goianos sobre a notificação compulsória da doença e o acompanhamento dos casos notificados”, enumera Neiva.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo