Semana interna voltada ao trabalhador tem continuidade no Huapa

Em continuidade à programação da V Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) do Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa), no dia 28 de novembro (terça-feira), a coordenadora do Serviço de Nutrição Dietética (SND) da unidade, Andréia Brasileiro, ministrou palestra sobre alimentação saudável, dando dicas para os trabalhadores terem qualidade de vida. “Com simples passos, conseguimos ter uma vida mais saudável. É fundamental basear as refeições em alimentos in natura ou minimamente processados; utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades; evitar o consumo de alimentos processados e comer com regularidade e atenção, por exemplo”, destacou a nutricionista.

Andréia ainda lembrou da importância de planejar para comer bem, mesmo na rotina agitada do dia a dia, respeitando o tempo correto entre as refeições, desenvolvendo e compartilhando habilidades culinárias, escolhendo locais que servem refeições feitas na hora, além de ser crítico às informações sobre alimentação em propagandas. Ao final da palestra, a nutricionista ainda ofereceu aos presentes pequenas porções de frutas da estação, mostrando uma maneira prática de se alimentar rapidamente. Em seguida, a dupla de atrizes Arlene Siqueira e Ivone Raquel, realizou uma atuação irreverente, em que encenaram uma médica e uma cartomante, reforçando a importância de seguir a Norma Regulamentadora (NR) 32 e realizar de forma correta a higienização das mãos.

No período noturno, a diretora geral do Huapa, Mara Rúbia de Souza, falou sobre o hospital, detalhando a história, capacidade, organograma, missão, visão e valores, além de destacar o processo de Acreditação, mostrando que os colaboradores são parte fundamental da unidade. “Sabem o que faz a diferença no Huapa? Cada um de vocês. Só que, para cuidar do próximo, precisamos nos cuidar. Sem saúde, não conseguimos prestar uma assistência de qualidade e humanizada”, enfatizou, completando que sente muito orgulho em trabalhar num hospital do Sistema Único de Saúde (SUS). Finalizando o segundo dia de Sipat, a analista de Qualidade, Natália Rodovalho, explicou aos presentes sobre o papel do setor de Qualidade numa unidade de saúde e sua função frente à ONA – Organização Nacional de Acreditação – responsável pela certificação de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo