Semana do Idoso no HDS trouxe atividades de saúde e cultura

O Hospital de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS) promoveu do dia 02 a 06 de outubro a I Semana do Idoso, com o tema “Movimento – Vida & Saúde – Envelhecer com Qualidade”.

O Hospital de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS) promoveu do dia 02 a 06 de outubro a I Semana do Idoso, com o tema “Movimento – Vida & Saúde – Envelhecer com Qualidade”. Foram cinco dias de atividades voltadas para as pessoas da terceira idade, realizadas na própria Unidade. A primeira edição do evento contou com a participação de 583 idosos. A programação da Semana iniciou-se na segunda feira com o Baile da Primavera, que trouxe músicas, dança e muita diversão.

Na terça-feira, deu-se início ao trabalho da Liga de Biomecânica da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em parceria com os profissionais da Unidade, para avaliações de equilíbrio e marcha dos pacientes. A participação dos profissionais da Liga de biomecânica proporcionou uma troca de experiência acerca das avaliações utilizadas para verificar risco de quedas em pacientes idosos e assim otimizar a qualidade dos atendimentos aos pacientes avaliados, destacando a importância da parceria entre as Instituições Acadêmicas e de Atendimento em Saúde, para produção de trabalhos científicos. Os integrantes da Liga de Biomecânica da UEG estiveram no evento durante os dias 3, 4 e 5.

Na programação de terça-feira houve também um show com a Banda da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM / GO), vinda de Anápolis (PM / GO). As ações culturais realizadas pela PM-GO, tem como objetivo estreitar ainda mais os laços entre Polícia e Sociedade. Com um repertório eclético que iniciou com temas cinematográficos, a Banda da PM encantou os espectadores com interpretações de MPB e músicas sertanejas tradicionais do nosso Estado.

Na quarta-feira, os idosos participaram de gincanas de perguntas e respostas e do primeiro Show de Talentos do HDS, onde a equipe multiprofissional da unidade apresentou músicas de raiz, fazendo com que os idosos se sentissem a vontade com canções que fizeram parte de suas vidas. Todos os participantes se divertiram muito, entraram no clima das melodias e soltaram a voz. A música associada ao processo de envelhecimento traz muitos benefícios, como o restabelecimento do ritmo da marcha, estimulação da fala, aumento da criatividade, da força e consciência corporal, diminuição dos sintomas de depressão e redução dos níveis de estresse. A interação social proposta pela atividade, diminui o isolamento, auxilia na expressão das emoções, possibilita momentos de descontração e lazer.

Na quinta-feira, foi um dia todo destinado para o cuidado da saúde da pessoa idosa. O HDS ofereceu serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia realizado pela equipe de Enfermagem, avaliações e orientações com especialistas na área de Geriatria, Dermatologia, Oftalmologia, Fonoaudiologia, Serviço Social, Nutrição, Odontologia e Farmácia. Destacamos a presença dos acadêmicos da Liga de Neurofonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica do Estado de Goiás (PUC-GO) e da presença de uma Acadêmica de Nutrição da Universidade Paulista (UNIP-GO). Também houve neste dia, atividades físicas em conjunto com uma oficina de vida diária que visou auxiliar tanto o cuidador quanto à pessoa idosa, no que diz respeito a autonomia, independência e qualidade de vida do idoso.

A Enfermeira Denise Marques, da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN- UFG), também presente no evento, realizou com os pacientes do HDS que possuem feridas crônicas a proposta da Dança Sênior. Indicada para pessoas com mobilidade reduzida, a dança é feita com as pessoas sentadas, utilizando música instrumental e gestual próprio, que traz benefícios a recuperação dos pacientes.

Iron Fonseca de Brito, 65 anos, aposentado, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em 2015, que o deixou com alguns movimentos do corpo comprometidos. O idoso é paciente do HDS e recebe acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. Ele aproveitou os serviços oferecidos na Semana do Idoso e elogiou a ação. “É muito válida essa iniciativa do Hospital, chega uma determinada idade que o idoso precisa de maiores cuidados”, relatou.

Nercí Peixoto Machado, 72 anos, participou das atividades oferecidas pelo HDS. A idosa destacou que é a primeira vez que encontra tantos serviços e orientações em um só lugar. “É a primeira vez que venho ao Hospital e estou muito feliz por receber todos esses atendimentos”, ressaltou.

No final do dia, os idosos, pacientes do HDS e colaboradores participaram de um show ao vivo com a cantora Cláudia Garcia que apresentou um repertório marcado por composições de Luiz Gonzaga, Roberto Carlos, Dominguinhos e outros. Aparecido Silvestre de Araújo, 54 anos, é paciente residente do HDS, ele contou que adora músicas e durante o show cantou todas as melodias apresentadas. “Ela canta muito bem e trouxe alegria para o nosso Hospital”, disse se referindo a cantora.

Para encerrar a programação, o HDS promoveu durante toda a sexta-feira sessões de filme com pipoca. Apresentou os curtas-metragens: O velho e o moço – Los Hermanos; Como você pretende envelhecer?; Atualize- me – 05 jovens idosos; e A vida passa em um minuto. Os filmes trouxeram uma reflexão sobre o envelhecimento e levou os presentes a discutirem acerca do tema.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo