Secretário Leonardo Vilela preside mesa sobre judicialização em Saúde no Conass

O secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, presidiu nessa quarta-feira, 25 de outubro, mesa sobre Judicialização na 12 ª Assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), em Brasília (DF). O evento contou com a participação do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Arnaldo Hossepian, e do defensor público Ramiro Nóbrega, da Defensoria Pública do DF.

De acordo com o secretário houve, em 2016, um repasse de R$ 132 milhões em recursos para Saúde destinados aos 6 milhões de goianos, para  atender, globalmente,  toda a população do Estado. Ao passo que, no mesmo ano, por demandas judiciais, R$ 91 milhões foram destinados para atender, somente, 0,57% da população, ou seja 37 mil pessoas.

O secretário diz que esse descompasso precisa ser analisado. “A via do diálogo sensibilizador entre o Estado e Justiça é o melhor caminho para oferecer Saúde de qualidade ao cidadão. Mas é importante que o Estado seja ouvido porque só esse entendimento trará alternativas que de fato, vão beneficiar a todos”, avalia Leonardo.

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que se pauta pelos princípios que regem o direito público e que congrega os Secretários de Estado da Saúde e seus substitutos legais, enquanto gestores oficiais das Secretarias de Estado da Saúde (SES) dos estados e Distrito Federal.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo