Saúde Estadual participa do Dia D de combate à dengue em Araçu
Ação mobilizou representantes de diversos setores da Prefeitura e de outros municípios da região. Trabalho vem contribuindo para redução dos casos de dengue na cidade

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) participou, nesta terça-feira (12/02), do dia D de Combate à Dengue em Araçu, município da região Central do estado. A ação, que segue nesta quarta-feira (13/02), incluiu trabalho de limpeza urbana, com retirada de entulhos, roçagem e visitas dos agentes de endemias às residências para a retirada de focos do Aedes aegypti e orientação aos 3,9 mil habitantes da cidade.
Além da integração entre diversos setores da Prefeitura, como Saúde, Assistência Social, Infraestrutura e Educação, o mutirão teve ainda apoio de representantes de outros municípios da região, como Damolândia, Brazabrantes, Caturaí e Goianira. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO) e da Polícia Militar de Goiás (PMGO) também auxiliaram o trabalho, acompanhando as visitas e utilizando um drone para verificar possíveis criadouros nos imóveis fechados.
A subsecretária de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, que na ocasião representou o titular da pasta, Rasível Santos, destacou a importância da atuação conjunta entre os municípios, uma vez que o mosquito, vetor também de doenças como a chikungunya e a Zika, não respeita limites territoriais e é um problema de saúde para todos. “Não adianta só um município fazer, já que nós temos trânsito de pessoas o tempo inteiro, um problema em qualquer lugar do mundo, é um problema pra nós também. E na hora de agir, tem que ser todo mundo junto”, pontuou.
Flúvia parabenizou o trabalho que vem sendo realizado no município de Araçu, que possui até o momento apenas 6 casos notificados de dengue em 2025, sendo 3 confirmados e nenhum óbito. O número representa uma redução de 95% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 129 casos notificados da doença e 56 confirmações. “Aqui tem uma experiência exitosa, onde a gente sabe que as ações estão sendo bem coordenadas, bem gerenciadas e principalmente, que elas tem muito impacto. Esse é o nosso maior desafio”, ressaltou.
De acordo com a secretária municipal de Saúde de Araçu e presidente do Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde de Goiás (Cosems-GO), Patrícia Fleury, a situação da dengue atualmente no município é considerada controlada, diante dos esforços contínuos realizados. “Os focos são eliminados diariamente e a população está convencida que o trabalho deve ser dentro das suas residências, visto que mais de 80% dos focos estão dentro dos domicílios”.
Ainda conforme a secretária do município, as equipes realizaram, ao longo dos últimos 10 dias, um amplo trabalho de conscientização entre a população, para a retirada de tudo que pudesse acumular lixo nos quintais e se tornar possíveis criadouro do mosquito. “Os caminhões de limpeza urbana passaram recolhendo esses lixos que foram colocados para fora. A educação está trabalhando também na conscientização dos alunos, sobre o que se atentar dentro do seu domicílio, dentro da sua escola, dentro da sua comunidade. Se todos tirarem 10 minutos diários para o combate ao Aedes, a gente consegue sim eliminar esse mosquito”, concluiu.
Foto: Aline Rodrigues
Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás