Saúde e Segurança são pauta do terceiro e quarto dia da Sipat no Huapa

A V Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) do Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa) organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), com o apoio da Fundação Instituto de Pesquisa em Diagnóstico por Imagem (Fidi), expôs aos participantes nos dias 29 e 30 de novembro (quarta e quinta) palestras sobre saúde da mulher e do homem; prevenção de riscos radiológicos; e sobre como ser uma pessoa que faz a diferença por onde passa.

No dia 29, o coordenador da Agência Transfusional, Ronaldo Vieira, que também é clínico geral do Huapa, falou sobre cuidados específicos que devem ser tomados dentre a população feminina e masculina, exames e tratamentos de possíveis doenças , detalhadando a fase da vida de cada sexo. Outro assunto bem enfatizado, com direito a discussão entre os presentes, foi o câncer de mama e o de próstata, em virtude do Outubro Rosa e Novembro Azul. “O melhor remédio tanto para um quanto para o outro é a prevenção. Manter uma regularidade médica, aliada à uma boa rotina, é uma garantia de viver sem risco”, pontuou. À noite, o tecnólogo em Radiologia da Fidi, Thiago Soares, expôs aos participantes os riscos radiológicos e como se prevenir.

Sob muita emoção, a gerente médica da unidade e coach Daniela Tito, refletiu no dia 30, sobre “O que é ser importante”. Com uma mensagem simples e direta, ela apresentou relatos de fases e pessoas importantes de sua vida, pontuando o que ela valorizava e questionou os presentes. “Qual imagem você quer deixar para os outros nessa vida? Como vocês gostariam de serem lembrados pelo seu círculo familiar e de amigos? Diante disso, eu quero pedir para que vocês marquem a vida daqueles que os rodeiam e aproveitem o dia a dia! Nós não somos eternos, mas precisamos deixar algo eternizado nessa vida”, finalizou. Em seguida, a equipe de teatro do Serviço Social da Indústria (Sesi), retratou de forma divertida situações de como evitar acidentes de trabalho, reforçando a necessidade do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), por meio de uma atividade lúdica e musical.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo