Saúde debate uso racional de antimicrobianos

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) deu início à Semana Mundial do uso Consciente de Antimicrobianos. A campanha acontece de 13 a 17 de novembro. A Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) realizou na manhã desta segunda-feira (13), das 8h às 12h, no auditório da Faculdade de Farmácia da UFG, seminário para conscientização dos profissionais de saúde sobre o uso racional desses medicamentos.

Eliane Cruz, gerente de vigilância sanitária de produtos da Suvisa aponta a preocupação do uso inadequado desses medicamentos. “Se consumidos sem prescrição médica, esses antimicrobianos podem causar uma série de efeitos indesejáveis.  O principal deles é a resistência dos microrganismos aos medicamentos”, salienta Eliane.

Ela explica que a preocupação sobre o abuso desses produtos como antibióticos, por exemplo,  é mundial. Porque a medida que são tomados em grande escala e sem controle,  podem aumentar a resistência dos microrganismos agressores o que dificulta o tratamento com as drogas existentes no mercado.

A campanha é coordenada pela Organização Mundial de saúde em parceria, no Brasil, com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Ministério da Saúde e Secretarias Estaduais do País.

O Brasil, como signatário da OMS, assumiu o compromisso de elaborar o seu plano de ação nacional até a 70ª Assembleia Mundial de Saúde. O plano de ação da Vigilância Sanitária em resistência aos antimicrobianos levou em consideração as recomendações feitas pelos organismos das Nações Unidas.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo