Saúde conquista terceiro lugar em premiação da CGE por Projeto de Eficiência Econômica
Plano conduzido pela Subcic fortalece busca pela sustentabilidade financeira de todas unidades de saúde do Estado

A Subsecretaria de Controle Interno e Compliance (Subcic), da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), conquistou o terceiro lugar no 2º Prêmio Co.Labora da Controladoria-Geral (CGE-GO), nesta quarta-feira (26/11), em Goiânia. A iniciativa premiada foi o Projeto Eficiência Econômica das Parceiras Privadas.
A iniciativa recebeu reconhecimento por sua metodologia de acompanhamento, que apoiou, de forma consultiva e efetiva, a celebração de 32 planos de eficiência econômica com as Parceiras Privadas da SES, fortalecendo a busca pela sustentabilidade financeira de todas as unidades de saúde do Estado.
De acordo com o titular da Subcic, Reneilton Brito de Abreu, “a premiação validou o trabalho da equipe que marca uma nova fase, caracterizada pela proximidade entre as equipes e pelo compromisso conjunto de garantir sustentabilidade e oferecer assistência de qualidade ao cidadão goiano”.
Ele ainda explica que os planos de eficiência estabelecem indicadores específicos voltados à melhoria dos passivos de custeio e dos passivos trabalhistas, exigindo que as Organizações Sociais cumpram, mês a mês, metas de avanço nesses aspectos.
A partir da implantação desses planos, as entidades passam a adotar ações efetivas de economia e racionalização de recursos, com foco em aprimorar sua eficiência econômica e otimizar o uso dos valores repassados pelo Estado para a gestão e o custeio das unidades hospitalares. “Trata-se de um instrumento que incentiva responsabilidade, transparência e resultados concretos na administração pública da saúde”, complementa o subsecretário.
As parceiras da SES-GO são as Organizações Sociais de Saúde (OSS) e Organizações da Sociedade Civil (OSC), conveniadas ao Governo de Goiás por meio de um contrato de gestão e por termo de colaboração e/ou fomento para gerir os hospitais e policlínicas de Goiás.
Histórico de prêmios
No ano passado, a Secretaria de Saúde também foi destaque na 1ª edição do Prêmio Co.Labora com o projeto Monitoramento das Auditorias do SUS, desenvolvido pela equipe da Superintendência de Controle Interno e Correição (Supcic).
Na prática, a equipe da auditoria do SUS faz uma série de recomendações ao auditado, orientando-o a desenvolver um plano de ação para solução das não conformidades apontadas. A gerente de auditoria do SUS, Júlia Elisa, avalia que, com esse projeto, os auditores contribuem para melhoria dos serviços de saúde por meio da orientação e da conscientização.
Também em 2024, a Gerência de Governo Aberto da SES foi destaque no prêmio por sua parceria com a CGE na realização do Programa Embaixadores da Cidadania. O programa, voltado para a educação cidadã, fundamenta-se nos princípios como transparência, prestação de contas, participação cívica, tecnologia e inovação, que norteiam o Governo Aberto. Neste ano, a Saúde é novamente parceira da CGE na condução do projeto, que premiará as melhores iniciativas no dia 10 de dezembro.
Foto: SES-GO
Isabela Melo / Comunicação Setorial SES-GO


