Secretaria estadual da Saúde conclui série de workshops para plano de ação SUS Digital
Encontro reúne representantes da SES, do MS e dos municípios da Macrorregião Sudoeste. Programa SUS Digital visa implementar uso da tecnologia na saúde em favor do cidadão
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou, nesta sexta-feira (18/10), o workshop para discutir a elaboração do plano de ação da Macrorregional Sudoeste, com o objetivo de implementar a saúde digital em Goiás. O evento, realizado no auditório do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), reuniu profissionais dos municípios que integram a macrorregional, da SES-GO, do Ministério da Saúde (MS) e representantes do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems).
Com a realização desse workshop, a SES-GO conclui a série de discussões com componentes das cinco Macrorregiões do Estado para a estruturação do plano de ação. O Programa SUS Digital foi lançado pelo Ministério da Saúde em abril deste ano com o propósito de implementar o uso da tecnologia na saúde para a melhor entrega ao cidadão dos serviços de saúde. “Esse workshop representa a última etapa para a criação do plano de ação que destaca todas as atividades que os Estados, macrorregiões e municípios devem desenvolver”, pontua Diana Ferreira Guimarães, gerente de Saúde Digital da SES-GO.
O secretário adjunto da SES-GO, Sérgio Vencio, acentuou que o Programa SUS Digital vai possibilitar a transformação do Sistema Único de Saúde no País. “Com a implementação do programa, os municípios, o Estado e o Governo Federal vão estar na mesma página”, sublinhou. Ele destacou ainda que o desenvolvimento e efetivação do SUS Digital vai deixar como legado a transparência e o bom uso dos recursos públicos.
O superintendente de Planejamento da SES-GO, Túlio Silva de Oliveira, enfatizou o empenho dos profissionais de saúde do Estado e dos municípios. Ele acentuou que a estruturação do programa, coordenado pela SES-GO, teve 100% de adesão dos 246 municípios goianos.
“Goiás é considerado pelo Ministério da Saúde como o Estado mais digital do País”, sublinhou. Ele ressaltou que as discussões realizadas para a definição do plano destacaram as peculiaridades e potencialidades de todos os municípios. “A partir desses dados, vamos elaborar o planejamento contemplando todas as questões necessárias para o aprimoramento da saúde no município”, acentuou.
Maria José Silva (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial