Saúde apresenta relatório sobre UTI para vereadores de Goiânia

Os problemas de superlotação e dificuldades para atendimento na rede pública de saúde de Goiânia serão os temas a serem discutidos em encontro entre o Secretário do Estado a Saúde, Leonardo Vilela, e os integrantes da Comissão Especial de Investigação da Câmara Municipal de Goiânia. A reunião acontecerá nesta sexta-feira, 20 de outubro, às 9h, na sala de reuniões do Conecta SUS Zilda Arns Neumann, na sede da SES-GO, no Parque Santa Cruz.

Do encontro participarão Vilela e os sete superintendentes da SES-GO e os vereadores integrantes da CEI: Clécio Alves, Paulo Daher Elias Vaz, Anderson Sales Bokão, Carlin Café, Cristina Lopes e Jorge Kajuru. Os técnicos da Secretaria da Saúde irão apresentar as conclusões do monitoramento sobre leitos de UTI realizado pelo Grupo Condutor da Rede de Urgência e Emergência.

Este grupo fez um levantamento da situação dos leitos de UTI da rede de urgência e emergência cadastrados e em funcionamento existentes na Região Metropolitana de Goiânia, formada pela capital e os municípios de Aparecida de Goiânia, Inhumas, Senador Canedo e Nerópolis. A pesquisa também ocorreu em Anápolis.

Durante a investigação, iniciada em agosto, o grupo encontrou algumas incongruências relativas ao número de leitos de UTI ofertados pela rede SUS na área de urgência e emergência. O Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES) informa a existência de 772 leitos, porém na prática a equipe de monitoramento constatou a existência de 619 leitos. “O relatório foi encaminhado aos gestores destes municípios para conhecimento e providência. Eles devem apresentar as medidas adotadas nas reuniões da Comissão Intergestora Regional de Saúde (CIR) programadas para novembro”, informa Cleudes Baré, superintendente de Acesso a Serviços Hospitalares e Ambulatoriais, coordenador do grupo.

TRANSPARÊNCIA

A Secretaria do Estado da Saúde, em busca de uma solução para os problemas relacionados ao acesso às vagas em UTIs na Região Metropolitana de Goiânia e Anápolis, criou em agosto o Grupo Condutor da Rede de Urgência e Emergência, formado por técnicos da SES-GO e das secretarias municipais de saúde dos seis municípios, Ministério da Saúde e do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde. Eles visitaram as unidades de saúde – publicas e conveniadas – para verificar in loco a ocupação dos leitos e constatar as causas que estão inviabilizando a disponibilidade, a regulação e o acesso a tais leitos.

Este relatório, já repassado aos Ministério Pùblico Federal e Estadual, Controladoria Geral do Estado e entidades de saúde, será apresentados agora aos vereadores da CEI da Câmara Municipal de Goiânia.

Para o secretário Leonardo Vilela, a transparência é o remédio para muitos males da gestão pública e reiterou que os técnicos de informática da SES e do Conecta SUS estão prontos para colaboração com os trabalhos da Comissão.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo