Saúde apresenta avanços em hospitais públicos de Goiás em evento nacional

A implementação do modelo de parceria com Organizações Sociais em Saúde permitiu que o Estado de Goiás aperfeiçoasse a qualidade dos serviços públicos de saúde, dando um salto qualitativo na gestão pública com resultados imediatos conferidos pela população. O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, fez esta declaração ao participar nesta quinta-feira, 28 de setembro, da quinta edição do Congresso Brasileiro Médico e Jurídico que acontece no Centro de Convenções de Vitória (ES).

Em seu pronunciamento, o secretário explica que hoje 17 unidades de saúde estaduais são administradas por Organizações Sociais. Esse novo modelo propiciou o aumento no número de leitos e, consequentemente, melhoria no atendimento à população. “Os goianos reconhecem este benefício. Em 2014, pesquisa do Instituto Serpes apontou uma aprovação de 90,4% dos usuários em relação aos serviços prestados”, afirma Vilela.

A gestão por OSS também apresenta um salto quantitativo na prestação de serviços. Entre 2011 e 2017, a evolução no número de internações apresentou um crescimento de 82,83%; de cirurgias, 50.92%; além do aumento de 50,73% na quantidade de leitos ofertados. Com isso, cinco unidades receberam o selo de Acreditação ONA, organização que avalia a qualidade dos serviços de unidades hospitalares.

Vilela acrescentou que, mesmo com o aumento da qualidade e quantidade de serviços ofertados, o aumento no custeio foi até mesmo abaixo da inflação. “Esta relação ocorre de forma clara. Os dados financeiros estão disponíveis para a consulta de todo cidadão, por meio do site da Transparência”, afirmou.

Tabela Quantidade x custeio

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo