Região de Saúde Oeste 1 realiza ação de doação de sangue em Iporá

Objetivo da ação, que levou em consideração a garantia dos estoques nas unidades de coleta e transfusão, é tornar a doação contínua em todos os municípios abrangidos pela regional

Voluntários se deslocaram do município de Baliza para doar sangue na unidade de coleta de Iporá

A Regional de Saúde Oeste I realizou, na última sexta-feira (24/02), uma ação de doação de sangue no município de Iporá. A ação, desenvolvida após reunião da Comissão Intergestores Regional, levou em consideração a garantia dos estoques de sangue nas unidades de coleta e transfusão em todos os períodos do ano. 

De acordo com o coordenador-geral da Regional de Saúde Oeste 1, Luciano Pontes, os gestores de saúde dos municípios de Iporá e Baliza foram responsáveis por iniciar a ação regionalizada, a fim de dirimir as faltas ocasionais de hemoderivados na região. “Baliza promoveu o transporte de doadores até a unidade de coleta da Rede Hemo. Foram 12 doadores trazidos para Iporá, nesta primeira ação”, explicou Luciano. 

O coordenador ainda pontuou que outros municípios da região já estão se organizando para fazer parte da mobilização. “O nosso objetivo é de que essas doações sejam contínuas aqui na região, visto que o hemoderivado é essencial no atendimento de urgências médicas e ainda assegura ainda a possibilidade de agendar e realizar procedimentos cirúrgicos eletivos”, completa. 

A unidade da Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo) atende mais de 117 mil pacientes, que dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) e também da rede privada de assistência à saúde na Região Oeste 1. “As amostras coletadas ficam na região e, em alguns casos, são direcionadas para as demais unidades da Rede Hemo.

Regionais de saúde
O Estado de Goiás está dividido em 18 regiões de saúde, agrupadas em cinco macrorregiões. Cada uma delas possui uma sede administrativa, denominada Regional de Saúde, que atua como representação da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) na região. 

Cada regional tem oito coordenações técnicas e o coordenador regional de unidade de saúde, que são responsáveis por assessorar e apoiar os municípios, além de implementar e monitorar as ações da SES-GO em âmbito regional, como na distribuição de vacinas para os municípios, por exemplo. 

Isabela Melo/Comunicação Setorial

Foto: Regional de Saúde Oeste 1

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo