Projeto estadual de planificação na saúde tem adesão de 91% dos municípios goianos 

Dos 246 municípios em Goiás, 223 estão envolvidos nos trabalhos, responsáveis, no planejamento, monitoramento e realinhamento da assistência na atenção primária em saúde

Representantes das regionais de saúde participam da oficina de planejamento estadual, no Hecad

Servidores da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) participam das novas etapas do projeto de planificação, o que indica uma adesão de 91% dos municípios ao projeto, considerado um marco na promoção da qualidade do serviço público na saúde de todo o Estado.  A última dessas etapas foi realizada no dia 02/03, no auditório do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente.

O projeto conta com as parcerias das Sociedades Beneficentes Israelita Brasileira Albert Einstein e Associação Portuguesa de Beneficência, responsáveis pelo desenvolvimento da organização das redes de atenção nas linhas de cuidado em hipertensão, diabetes, gestante, sobrepeso e obesidade, nas 18 regiões de saúde do Estado, e pela organização da rede psicossocial em três regiões de saúde em Goiás: Norte, São Patrício 1 e Pireneus.

“A proposta é alinhar as práticas desenvolvidas nas diversas linhas de cuidado, identificando os pontos falhos e corrigi-los,  para que, lá na ponta, os municípios tenham o apoio efetivo do Estado na organização da promoção da saúde aplicada pelo SUS. Responder às necessidades de saúde da população com ações e serviços de qualidade exige grande esforço conjunto", pontua a gerente de atenção primária da SES-GO, Magda Barros.

 O projeto da planificação é dividido em oito etapas, envolvendo discussão dos conteúdos relacionados à atenção dos eventos agudos, às condições crônicas, atenção domiciliar, cuidados paliativos, atenção preventiva, entre outros. Em 2022, foram realizadas as duas primeiras etapas do projeto. As demais estão previstas para serem finalizadas até dezembro de 2023.

As etapas são operacionalizadas por meio de um ciclo de atividades que inclui planejamento, capacitação das equipes estaduais e municipais, monitoramento e avaliação.

Em fevereiro e março deste, ocorreu a primeira oficina de planejamento, para apresentação dos conteúdos a serem trabalhados neste ano e discussão dos recursos necessários para integração do calendário, além das ações realizadas no território pelas Sociedades Beneficentes Israelita Brasileira Albert Einstein e Associação Portuguesa de Beneficência

Yara Galvão (Texto/Foto)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo