Pesquisa do Crer recebe reconhecimento em encontro científico internacional

Estudo sobre epidemiologia no SUS é analisado no evento no qual são apresentadas experiências exitosas e debater desafios da epidemiologia de campo frente às emergências em saúde

Priscilla Cirqueira explica estudo realizado em parceria com também enfermeiro Anderson Vidal

O estudo Cenário pandêmico da Covid-19 em um hospital de reabilitação, desenvolvido pela enfermeira Priscilla Cirqueira e pelo enfermeiro Anderson Vidal, do Serviço de Epidemiologia Hospitalar (Seepi) do Crer, foi selecionados entre os 39 trabalhos científicos dos três níveis do EpiSUS,  no 14º Encontro Científico Internacional do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EpiSUS)

Realizado entre os dias 8 e 10 de março, de forma híbrida, em Brasília, pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS), o evento reuniu profissionais de todo o Brasil da RedSur, que engloba Argentina, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai e da Rede Lusófona, com participantes da Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

O objetivo é fortalecer e expandir a integração entre os epidemiologistas de campo no Brasil e proporcionar uma oportunidade de trocas de experiências com outros programas de treinamento internacionais. Nessa edição, o encontro teve como tema Os Field Epidemiology Training Program (FETPs) na Resposta às Emergências em Saúde Pública.  

Priscilla destaca que a pesquisa foi desenvolvida entre os dias 2 de abril e 31 de dezembro de 2022. “Foi realizado um estudo descritivo a partir de informações coletadas durante a notificação epidemiológica de pacientes com covid-19. Entre 2 de abril de 2020 e 31 de dezembro de 2022, notificamos e acompanhamos 1.344 casos, e essa evolução do número de notificações se deu gradualmente.”

Segundo ela, apesar da diminuição do número de casos, observa-se que a Covid-19 ainda representa um sério problema de saúde pública, sendo relevante para o poder público fortalecer o serviço de vacinação e as campanhas de conscientização como forma de evitar a propagação da doença. 

A pesquisadora reforça a importância dos incentivos dados ao ensino e à pesquisa no Crer e também da satisfação de ter seu trabalho selecionado para o encontro. “Me senti honrada em ter sido selecionada para apresentar o resumo encaminhado e ter a oportunidade de compartilhar conhecimento com outros profissionais", disse.

"Agradeço ao Crer, que me oportuniza conhecimento e produção de ciência. Mesmo diante de todos os desafios de uma rotina hospitalar, produzir conhecimento e ciência é a certeza de que deixo, diariamente, minha contribuição para o SUS”, acrescentou. 

Epidemiologia aplicada
O EpiSUS é um Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde, da SVSA/MS, implementado no ano 2000. Atualmente, existem três níveis do programa: fundamental, intermediário e avançado. O objetivo do treinamento é preparar os profissionais para atender qualquer situação de interesse em saúde pública em apoio aos Estados e municípios do País.

Durante o treinamento, o profissional realiza diversos trabalhos de campo. Fazem parte das atividades: avaliação ou implantação de um sistema de vigilância, a elaboração boletins e informes com análises de dados, participação de cursos e eventos técnico-científicos, realização de estudos epidemiológicos de resposta a emergências e situações de interesse em saúde pública, realização de pesquisas aplicadas aos serviços e publicações de artigos científicos.

Thalita Braga (texto e foto)/Agir

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo