Palestra sobre emoções e sentimentos abre 9ª Sipat no Heapa

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho tem como objetivo conscientizar sobre as boas práticas e proteção à saúde do trabalhador no ambiente profissional

Tatiane Tirabassi ministra palestra, no auditório do Heapa, durante a 9ª edição da Sipat

O Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) iniciou, na segunda-feira (20/03), a 9ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), voltada para os profissionais da unidade. A semana, criada para conscientizar sobre as boas práticas e proteção à saúde do trabalhador no ambiente profissional, é organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), com apoio dos demais setores do Heapa.

A saúde emocional foi o tema da abertura das atividades. As emoções e os sentimentos surgem a partir da relação com o mundo e com as pessoas, por isso é preciso saber lidar com eles, para se ter boa qualidade de vida. Essa foi a tônica da palestra trazida pela psicóloga Tatiane Tirabassi. “As emoções são reações a um objeto e não um traço de caráter”, define a psicóloga. 

“É o nosso comportamento emocional que nos diferencia uns dos outros. Quando nossas emoções são perturbadas, elas contribuem significativamente para as desordens psicológicas”, disse, ainda. A profissional também apresentou a roda das emoções e suas variações, mostrando que o medo, a alegria, a raiva, a tristeza e o amor só aparecem por meio de estímulos. 

“A partir disso, é desencadeada uma emoção referente e que terá um tipo de expressão no ambiente, trazendo uma mudança de comportamento e uma consequência positiva ou negativa para o trabalhador. Por isso, precisamos trabalhar essas emoções através do autoconhecimento e do autocontrole, fundamentais para proporcionar relacionamentos de qualidade no ambiente de trabalho”, enfatizou Tatiane.

Após a palestra, os profissionais fizeram uma ginástica laboral animada, para fechar o primeiro dia da semana, com a educadora física Aparecida Rodrigues, que proporcionou momentos de despertar e de dança. A ginástica laboral incluiu séries de exercícios com alongamentos da cabeça, tronco, membros superiores e inferiores e técnicas de respiração, para trabalhar a percepção corporal, reeducação de postura e compensação muscular. 

Até o dia 24 de março, diversas outras atividades são esperadas para a 9ª Sipat do Heapa, que serão realizadas no auditório e nos corredores da unidade do Governo de Goiás em Aparecida de Goiânia.

Yasmine de Paiva Eliel (texto e foto)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo