Pacientes do Juarez Barbosa podem agendar atendimento digital e também presencial

Tecnologia é grande aliada para facilitar a retirada de medicamentos na central estadual, onde renovação do cadastro deve ser realizado via Portal Expresso, plataforma do Governo de Goiás

Cemac Juarez Barbosa repassa medicamentos a mais de 1,3 mil pacientes do Estado, diariamente

“Eu jamais teria condições de comprar esses medicamentos. Literalmente, salvaram a minha vida”. O comentário é da aposentada Maria Marlei de Araújo, paciente que há 15 anos recebe medicamentos do Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac). A unidade se tornou pioneira no País quando o assunto é plataformas digitais na abertura e renovação de processo para retirada de medicamentos.

O sistema começou a ser testado em agosto do ano passado e, para a população em geral, a plataforma ficou disponível em dezembro. “O uso da plataforma foi definido para proporcionar celeridade no processo, maior comodidade e autonomia ao paciente e diminuir o fluxo de pessoas na unidade”, comenta o diretor-geral da unidade, Roney Pereira Pinto. 

A unidade registra 178 mil pacientes cadastrados e, diariamente, são mais de 1,3 mil pacientes buscando medicamentos. Com esse novo procedimento, o paciente cadastrado na Cemac terá condição de renovar o processo em casa ou em qualquer outro local onde estiver, pelo celular ou pelo computador. 

Se o usuário tiver dificuldade de conseguir renovar via plataforma, ele pode agendar uma data para ter o atendimento presencial (clique AQUI e tenha acesso ao link de agendamento). Outra informação importante é que, quando o paciente procura a unidade e é constatado que o medicamento está perto de acabar, a Cemac atende esse paciente de forma a garantir que não haja descontinuidade do tratamento.

Renovação
O processo de renovação deve ser feito a cada 6 meses, conforme portaria do Ministério da Saúde. Todo o material deve ser inserido na plataforma, por meio do Portal Expresso, acessando o link abrir.link/portalexpresso, na opção solicitar/renovar para a solicitação da renovação. 

Nesse momento, devem ser informados CPF, data de nascimento, número do processo que identifica o cadastro do paciente na unidade e o número do protocolo – autorização de revalidação do tratamento por um período de tempo. Após o envio da documentação, o paciente pode acompanhar o andamento do processo no próprio site, na função “Acompanhar minhas solicitações”.

Para realizar o procedimento, é necessário o paciente subir para a plataforma o Laudo Médico Especializado (LME) e a prescrição médica (receita), contendo duas informações: princípio ativo do medicamento e o CID da patologia. No sistema, ele receberá os formulários que deverão ser preenchidos pelo médico assistente. Ao abrir ou renovar o processo, caso ele seja deferido pelos avaliadores técnicos, o paciente já recebe um protocolo com a data de pegar o medicamento.

Roney Pereira informa que essa documentação deve ser digitalizada, em formato PDF, com as fotos no formato JPC ou PNG. O LME pode ser impresso ou preenchido, previamente, no endereço eletrônico abrir.link/portalexpresso, ou acessado por meio de um código QR Code disponível. “A plataforma é autoexplicativa, bastando seguir o passo a passo indicado”, afirma Roney. 

O Juarez Barbosa disponibiliza 147 medicamentos utilizados no tratamento de 102 doenças, entre elas, síndromes graves e problemas de saúde crônicos. Muitos medicamentos são de  última geração, como para o tratamento de AME tipo 1 e 2, que custa cerca de R$ 360 mil o frasco.

Thiago Lagares (texto e foto)/Comunicação Setorial

 

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