Pacientes do HUGOL participam de programação especial do Dia das Crianças

O isolamento social é uma das consequências da internação hospitalar, um desafio para os adultos e principalmente para as crianças, devido à privação do convívio familiar, escolar e com os amigos. Devido a isso, os pacientes da Pediatria do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (HUGOL) recebem vários estímulos que propiciam a reintegração às atividades que realizariam habitualmente, mesmo durante seu tratamento hospitalar.

Pensando nisso, a Comissão de Humanização e a equipe multiprofissional do HUGOL iniciaram nessa quarta-feira, 11, uma programação especial para o Dia das Crianças. Os pequenos pacientes, vítimas de trauma por acidentes de trânsito, queimaduras, afogamento, quedas e outros, foram levados para o auditório do hospital, local em que assistiram à apresentação dos palhaços voluntários da Vila São Cottolengo, com o teatro “Ronda da Alegria no Dia das Crianças”. Cada criança recebeu ainda um kit especial, brinquedos e uma refeição preparada pela equipe de nutrição do hospital, respeitando a dieta de cada um. Todos os itens foram doados por pessoas e empresas apoiadoras.

Humanização

Além de seguir todos os padrões, regulamentações e determinações dos órgãos competentes, a Clínica e a UTI Pediátrica do HUGOL promovem o cuidado humanizado, estabelecido como uma prática diária no hospital, com ações para pacientes, visitantes e acompanhantes. Dentre as ações promovidas pela Equipe Multiprofissional (Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional), com apoio das demais áreas da unidade, nas UTIs, estão: hora do descanso, que consiste em um momento para proporcionar descanso e melhora do sono, com a redução da claridade e ruídos; momento de reflexão, oração e interação entre equipe e pacientes; acolhimento da família, para sanar dúvidas, angústias e medos referentes ao adoecer, à internação e ao tratamento; acesso à tecnologia, por meio de tablets, para facilitar a comunicação com familiares; e atividades lúdicas e terapêuticas, com visita de voluntários culturais e comemoração de aniversários como algumas das ações para humanizar o cuidado assistencial.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo