Outubro Rosa, mês da luta contra o câncer de mama

O Outubro Rosa é um movimento que ocorre internacionalmente para a prevenção do câncer de mama e é apoiado integralmente pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde. Embora a doença esteja presente no ano inteiro, esse mês foi escolhido para representar a causa ao redor do mundo. Durante todo o período, espaços e monumentos são iluminados com a cor rosada.

As unidades da rede pública de saúde do Estado se iluminam em homenagem ao Outubro Rosa, que este ano tem como tema Câncer de Mama: Vamos Falar sobre Isso.

Em alusão à campanha, as fachadas do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), do Hospital Alberto Rassi (HGG), do Hospital de Urgência de Aparecida de Goiânia (Huapa), do Hospital de Urgências de Anapólis (Huana) e do Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) estão iluminadas na cor rosa com o objetivo de fortalecer as orientações para o diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama, desmistificando preconceitos em relação à doença.

O HGG, cujo prédio está iluminado na cor rosa, também promoverá uma palestra aberta ao público sobre como evitar o câncer de mama, segundo tipo mais frequente no mundo. O bate papo com os usuários do SUS acontecerá no dia 4 de outubro, às 8h30, no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA), com a médica Flávia Vidal.

E no sábado, dia 7, o HGG realiza 12 cirurgias para retirada de nódulos mamários. O Serviço de Cirurgia Plástica também operará mulheres que farão a reconstrução tardia das mamas.

Prevenção

Em Goiás, a Secretaria do Estado da Saúde pretende informar a comunidade sobre a importância de diagnosticar precocemente o câncer de mama. A Gerência da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente da SES-GO também oferece apoio às secretarias municipais de Saúde para a realização de atividades durante este mês. Um exemplo é a parceria com a Secretaria de Assistência Social de Aparecida de Goiânia, na promoção até o dia 18 de outubro do Espaço Múltiplo Rosa, no Aparecida Shopping.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima dessa idade apresenta uma incidência crescente e progressiva, especialmente depois dos 50 anos. Estatísticas indicam aumento dessa incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

O método de rastreamento deste tipo de câncer é a realização do exame de mamografia e a recomendação, atualizada em 2016, é de que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos. Essa é também a rotina adotada na maior parte dos países que implantaram o rastreamento do câncer de mama e tiveram impacto na redução da mortalidade por essa doença. Em Goiás, no ano de 2016 foram realizadas 84.038 mamografias.

Segundo estimativas do Inca, 57.120 novos casos de câncer de mama poderão surgir no Brasil e 1.500 em Goiás.

Os benefícios da mamografia de rastreamento incluem a possibilidade de encontrar o câncer no início e ter um tratamento menos agressivo, assim como de menor chance de morrer da doença, em função do tratamento oportuno. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo