Música, degustação e informação marcam o Dia da Mulher na SES-GO

Celebração teve o objetivo de valorizar o papel desempenhado pelas mulheres que trabalham na Saúde. Participantes degustaram produtos feitos com plantas alimentícias não convencionais

Subsecretária de Saúde, Anamaria Arruda, agradece as mulheres que dedicam grande parte de sua vida a cuidar dos outros

O Dia Internacional da Mulher na Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) foi marcado por informação, música, alegria e degustação de alimentos saborosos, produzidos com plantas alimentícias não convencionais (PANCs). A cerimônia em homenagem às mulheres aconteceu no hall da sede da SES-GO e reuniu em um ambiente festivo gestores e servidores da pasta. 

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Sérgio Vencio, destacou, em seu pronunciamento, a importância do trabalho desenvolvido pelas mulheres para a plena atuação da SES-GO e para a garantia do desenvolvimento das ações de saúde em favor da população goiana. Ele adiantou que, enquanto titular da SES-GO, orienta as equipes a dedicar atenção especial às demandas do público feminino.

A subsecretária de Saúde, Anamaria Arruda, agradeceu as mulheres que dedicam grande parte de sua vida a cuidar dos outros, que trabalham com os filhos de outras mulheres. Ela acentuou que a luta vivenciada pelas mulheres é repleta de desafios e obstáculos. Apesar disso, pontuou a subsecretária, as mulheres não devem fraquejar nem abrir mão da sensibilidade que a caracteriza. 

Cultura e degustação
Os servidores Daya Laryssa Freitas Garcia e Leonardo Vergara, lotados na Gerência de Cuidados às Populações Específicas, contemplaram as pessoas presentes na solenidade com versos e músicas alusivas à força, determinação e delicadeza das mulheres. 

A farmacêutica Renata Kelly Nascente, fitoterapeuta e pesquisadora de PANCs, acentuou que há um potencial imenso de plantas capazes de alimentar a população. Entretanto, conforme disse, essa riqueza de fácil cultivo é subutilizada, tendo em vista que grande parte das pessoas desconhece os benefícios proporcionados por elas. 

Pesquisas indicam que existem, no mundo, cerca de 300 mil espécies de plantas. Destas, 27 mil são alimentícias, mas apenas 103 são usadas para a produção de alimentos. “Assim como a mulher que gera os filhos, as plantas proporcionam a produção de alimentos que possibilitam saúde e bem-estar”, sublinhou. 

Os servidores da SES-GO tiveram a oportunidade de degustar diversos itens, entre os quais bolinho de mandioca com oro pro nobis, patê de semente de abóbora com inhame, suco de gengibre, hortelã e flor de feijão borboleta, suco verde com erva cidreira e oro pro nobis, bolo de banana com oro pro nobis e castanhas e leite de semente de girassol com feijão borboleta, entre outros produtos. 

A solenidade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher foi coordenada pela coordenadora de Humanização da SES-GO, Salette Paulino. Na avaliação dela, o evento alcançou o propósito de envolver os servidores em uma celebração animada e ao mesmo tempo informativa. 

Maria José Silva (texto) e Iron Braz (fotos)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo