MNSL recebe psicóloga e celebrante espirita para falar sobre suicídio

MNSL recebe psicóloga e celebrante espirita para falar sobre suicídio

Em alusão ao Setembro Amarelo, campanha de conscientização e prevenção do suicídio, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) sediou nesta quinta-feira (28 de setembro) duas palestras sobre o tema. Na abertura, o palestrante espirita José Leopoldo da Veiga Jardim falou sobre a importância do amor e da busca pela felicidade que, segundo ele, deve ser encontrada dentro de cada um. “Todos os nossos problemas são passageiros e breves se considerada a vida espiritural”, assegurou.

Em seguida, a psicóloga da Gerência de Saúde Mental da Superintendencia de Política de Atenção Integral à Saúde (SPAIS), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO), Luciana Santana, reforçou a importância de ouvir com empatia quem está angustiado. “A vida, a natureza, a família, os amigos, as conversas são terapêuticas, somos seres sociais, precisamos estar juntos”, afirmou a psicóloga, lembrando sobre o afastamento que existe entre as pessoas na contemporaneidade.

Segundo a psicóloga, a cada 30 pessoas, pelo menos cinco já pensaram em suicício e lembrou que, quando a pessoa não consegue concretizar o ato, ela ainda precisa enfrentar um preconceito da sociedade, já que esse tipo de morte é um tabu. “A tentativa de suicídio deixa a pessoa muito mais vulnerável, até mesmo pelo julgamento social. Se ela já tinha um problema, agora tem mais um, que é a discriminação”.

Para dar continuidade ao ciclo de palestras, amanhã, sexta-feira (29 de setembro), o Coral da Secretaria de Estado da Educação fará uma apresentação cultural e, em seguinda, a psicóloga e psicanalista Luene Afonso ministrará palestra sobre o tema. O evento é aberto ao público.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo