Leonardo Vilela será presidente de congresso médico-jurídico

O secretário da Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, será o presidente do 6º Congresso Brasileiro Médico Jurídico, a ser realizado no próximo ano, em Vitória (Espirito Santo). A eleição aconteceu nesta sexta-feira, 29 de setembro, durante a plenária final do encontro na capital capixaba. Vilela foi um dos palestrantes do evento.

Os médicos e juristas presentes ao encontro também votaram a realização de um pré-congresso em Goiânia, em abril de 2018. “Agradeço o trabalho da equipe que tornou a Secretaria da Saúde de Goiás referência nacional em gestão de saúde”, afirmou Vilela ao agradecer a escolha.

Os participantes do Congresso Médico Jurídico na capital capixaba conheceram a experiência do Governo de Goiás, que adotou um modelo de parceria com Organizações Sociais na administração de unidades hospitalares da rede pública. Em sua palestra, realizada na quinta-feira, dia 28 de setembro, Vilela explicou que esse sistema propiciou o aumento no número de leitos e, consequentemente, melhoria no atendimento à população.

A gestão por OSS também apresenta um salto quantitativo na prestação de serviços. Entre 2011 e 2017, a evolução no número de internações apresentou um crescimento de 82,83%; de cirurgias, 50,92%; além do aumento de 50,73% na quantidade de leitos ofertados. Com isso, cinco unidades receberam o selo de Acreditação ONA, organização que avalia a qualidade dos serviços de unidades hospitalares.

Vilela acrescentou que, mesmo com o aumento da qualidade e quantidade de serviços ofertados, o aumento no custeio foi até mesmo abaixo da inflação. “Esta relação ocorre de forma clara. Os dados financeiros estão disponíveis para a consulta de todo cidadão, por meio do site da Transparência”, afirmou.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo