Jornada das Heroínas: HDS ressalta o protagonismo feminino na saúde

A força, a determinação, a perseverança e a sabedoria dessas mulheres, fazem toda a diferença no cuidado humanizado realizado na unidade

Colaboradoras do HDS que compõem a equipe de planejamento da unidade

No mês alusivo à mulher, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) lança a série: Jornada das Heroínas, cujo objetivo é destacar o protagonismo das mulheres frente aos serviços de saúde. No Brasil, segundo o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), 65% dos seis milhões de profissionais do setor são do sexo feminino. No HDS, elas representam 71% do quadro de profissionais. A temática, além de destacar o protagonismo, ressalta a valorização e a importância de cada uma para a unidade.

Mesmo diante dos desafios, as mulheres venceram obstáculos em diferentes épocas e sem dúvida, suas contribuições marcaram a história da saúde no Brasil e no mundo. No primeiro episódio da série, a unidade apresenta um resumo da jornada de algumas das mulheres que compõem as equipes de acolhimento, multiprofissional, administrativo e planejamento.

“Dentro da minha rotina de trabalho, visito diariamente os pacientes nos leitos fazendo a avaliação nutricional de cada um, determinando suas necessidades nutricionais, acompanhando a oferta alimentar para garantir que estejam recebendo sua alimentação de forma segura e eficaz para seu tratamento. Faço educação nutricional também para os acompanhantes, para que quando estiverem em casa possam continuar tendo uma alimentação de qualidade”, destaca a nutricionista Nathalia Cordeiro de Siqueira.

A profissional afirma ainda, que seu sentimento em atuar na área da saúde é de realização.  “Com o meu trabalho tenho a oportunidade de servir as pessoas cuidando da alimentação que é uma grande aliada da qualidade de vida, não só no sentido de nutrir o corpo mas também trazer conforto e bem estar”.

Para a assistente administrativa, Mirian de Souza Castro, fazer parte do HDS soma ao sentimento de felicidade. “Desde meu início profissional tive o desejo de trabalhar na área da saúde. Ao chegar ao HDS assumi o mesmo propósito de retribuir com amor e dedicação toda assistência que tenho ao longo desses anos com a saúde pública mesmo sendo assistente administrativa”.

E quando questionada sobre os objetivos de vida, Mirian enfatiza que tem o desejo de fazer graduação na área da saúde e poder elevar seus propósitos, sendo um deles, envolver mais com causas sociais. “A saúde pública é algo que faz parte do meu universo enquanto paciente e colaboradora”.

A trajetória de Keila Mota de Sousa começa quando ela escolheu o curso de psicologia. Atualmente, para ela, é uma satisfação profissional poder ajudar as pessoas. “Hoje eu trabalho com avaliação de idosos com demência. Trabalhar com esse público tem sido uma paixão desde que entrei no HDS. Aprendo muito com cada paciente que atendo”, afirma.

No HDS, a rotina de trabalho da profissional começa às 7h, com atendimentos individuais e coletivos. “Também atendo os pacientes do Curativo, cada um com a sua demanda em relação ao autocuidado, à alimentação e à necessidade social”. Keila finaliza afirmando ter como paixão os filhos e viagens, que permitem que ela conheça lugares e culturas diferentes.

Texto e foto: Naiclea da Silva/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo