Colaboradores do Crer participam de palestra sobre saúde mental

Atividade da unidade do Governo de Goiás em alusão ao Janeiro Branco alerta para importância de cuidar da saúde mental de forma preventiva e manter o equilíbrio emocional

Colaboradores reunidos no auditório do Crer, após assistirem à palestra sobre saúde mental

Como você se sente em relação a cada área da sua vida? Como estão suas relações pessoais e profissionais? Essas são perguntas importantes da psicóloga Natália Lima, na palestra Janeiro Branco: a vida pede equilíbrio, apresentada a colaboradores do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer). A ação foi realizada na segunda e terça-feira (30 e 31/1), nos turnos matutino e noturno, no auditório da unidade do Governo de Goiás.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), a Saúde Mental é determinada por uma série de fatores socioeconômicos, biológicos, espirituais e ambientais.

A profissional do Programa Dialoga Mais, da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), destacou que, no primeiro ano da pandemia, identificou-se um aumento de 25% de casos de depressão e ansiedade, segundo dados da OMS. “Entre os profissionais da saúde, o número de casos de transtornos mentais, estresse, dependências químicas e suicídios é ainda maior, e a pandemia evidenciou essa necessidade de buscar ajuda profissional.” 
 
A psicóloga alertou para a importância de cuidar da saúde mental de forma preventiva, visto que os profissionais de saúde são extremamente afetados devido à rotina de trabalho. “O profissional da saúde lida constantemente com a morte, e está exposto a diversas situações de risco que estão relacionadas às condições de trabalho, como os diversos plantões, atuação em duas ou três unidades diferentes.”

Natália pontuou que o acompanhamento profissional é fundamental, e que qualquer colaborador da Agir pode integrar o Programa Dialoga Mais. “É comum ficarmos tristes diante da perda de um familiar, de um desemprego, de ver outras pessoas sofrendo, mas quando esse sentimento se prolonga, é fundamental buscar atendimento especializado”, disse. 
 
Pamela Cirqueira da Silva atua como assistente administrativa no centro cirúrgico do Crer e disse que sempre participa das palestras realizadas na unidade. “Esse tipo de atividade é muito importante, eu mesma ainda não tinha participado de nenhuma palestra sobre o Janeiro Branco, e gostei muito. Muitas vezes, a gente entra numa rotina e deixa a nossa saúde um pouco de lado, mas buscar atendimento é fundamental. Eu faço acompanhamento com a equipe do Dialoga Mais e percebo como o apoio psicológico me ajuda a manter o equilíbrio emocional.” 
 
Humanidade saudável
O Janeiro Branco é uma campanha que nasceu em 2014, por iniciativa de um grupo de psicólogos que passou a abordar indivíduos na rua e a realizar palestras alertando sobre o tema. Seu objetivo é chamar a atenção das pessoas para as questões e as necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas. Uma humanidade mais saudável começa com o seu autocuidado. 
 
A vida pede equilíbrio é o tema nacional do Janeiro Branco de 2023, e para para te ajudar a manter o equilíbrio e manter a saúde mental, Natália trouxe algumas orientações: organize o seu dia de forma funcional; diminua a autocobrança e a autoexigência; tenha momentos de lazer e relaxamento; seja gentil com você mesmo.
 
Thalita Braga (texto e fotos)/Agir

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo