Huapa encerra com chave de ouro Setembro Verde

Para encerrar a programação do Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa) em prol da campanha “Setembro Verde”, a unidade recebeu na última sexta-feira (29 de setembro) a oftalmologista e diretora técnica da Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog), Luciene Barbosa de Sousa, que discursou sobre doação de córneas. “O transplante de córnea é algo que muda muito a vida do paciente que recebe. Ele passa a enxergar e interagir. A recuperação social do transplantado é muito grande”, declarou a palestrante. Ao fim da ministração, o Serviço de Nutrição e Dietética da unidade (SND) serviu um lanche para todos os presentes.

Segundo Ana Paula Feitosa, responsável pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), setor que idealizou o evento, fez um balanço positivo das ações. “Eu percebi durante esse mês que, com a realização de palestras nos setores, os nossos colegas passaram a discutir o assunto com os seus familiares e isso é uma grande vitória”, enfatizou. A auxiliar administrativa lotada no Laboratório, Renata Freitas Augusto, confessa que isso aconteceu com ela. “A sensibilização realizada pelas meninas da CIHDOTT mexeu bastante comigo e me fez pensar sobre a doação, tanto que levei o debate para casa e compartilhei com meus familiares. Mesmo ainda não tendo tomado a decisão de ser doadora, considero que foi um grande passo, já que antes não pensava nisso”, afirmou.

Já a diretora geral do Huapa, Mara Rúbia de Souza, que é doadora de órgãos convicta disse que apoia totalmente esse tipo de ação. “É muito importante informar e conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos para salvar vidas. A única certeza que temos é sobre a morte, e torna-se um ato de amor pensar no próximo numa hora dessas, mesmo que o momento seja de muita dor para quem fica”, resumiu. .

CIHDOTTs: Estiveram presente no encerramento das atividades em prol do Setembro Verde no Huapa representantes das CIHDOTTs do Hospital Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG); Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO); Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (HUGOL) e membros da Central de Transplantes de Goiás.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo