Huana comemora o Setembro Verde

De acordo com Aline Avila, Coordenadora de Eventos e Educação Continuada da Central de Transplantes de Goiás, ações são realizadas durante todo o ano, mas, enfatizadas no mês de setembro, onde várias instituições em todo o país realizam ações de incentivo à doação de órgãos e tecidos. “O transplante de órgãos só ocorre com a doação, por isso a importância as campanhas e da participação da população. Aqui em Goiás, precisamos diminuir nosso índice de negação familiar, que chega a 66%, mais que média nacional que é de 40%. E o grande motivo é a falta de informação. Por isso, nossa exposição está visitando instituições em todo o estado, para divulgar que o transplante é importante porque melhora a qualidade de vida dos pacientes e salva vidas, talvez ele seja última alternativa de tratamento em muitos pacientes com doenças terminais”, explicou.

Durante a palestra aos colaboradores, a enfermeira e Coordenadora de Captação de Órgãos e tecidos da Central de Transplantes de Goiás, Katiuscia Freitas, esclareceu questionamentos sobre transplantes, “Ainda há muitas dúvidas, principalmente em relação ao diagnóstico de morte encefálica pelos familiares. Muita gente acha que se o coração continua batendo, se o paciente ainda está aquecido ele ainda está vivo. E o papel dos profissionais de saúde é esclarecer, conscientizar e acolher a população e familiares de que a doação de órgãos é um ato de amor e pode salvar a vida de muitas pessoas”, ressaltou.

O Diretor Administrativo do HUAna, Reginaldo Biffe, ressaltou a importância da adesão do hospital no movimento, “Resolvemos aproveitar a campanha nacional, para aderir e chamar a atenção da população neste ato de solidariedade. Aqui no HUAna, desde 2016, possuímos uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Para Transplantes (CIHDOTT), que atua em sintonia com a Central de Transplantes de Goiás. Desde a criação, já foram realizadas 6 captações de múltiplos órgãos e 12 córneas, e, queremos aumentar esses dados, por isso estamos capacitando nossos colaboradores sobre a importância da doação de órgãos, pois eles são difusores dessas informações passando isso a seus isso a seus familiares, amigos, vizinhos”, frisou.

Além dessas ações realizadas, a fachada do Hospital está iluminada na cor verde e os colaboradores estão usando em seus crachás laço de fita verde, símbolo desse tipo de doação em todo o mundo. E não se esqueçam, para ser um doador de órgãos e tecidos, basta avisar sua família o seu desejo de ser um doador que, provavelmente, ele será atendido. Doe órgãos, doe vida!

O Hospital de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Huana), aderiu ao Setembro Verde, da Central Estadual de Transplantes e promoveu ações com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. Uma exposição fotográfica, aberta ao público, com o tema “Doar o melhor de Sí”, sobre pessoas que doaram ou que esperam por um órgão, foi montada e, aos colaboradores, promovida uma capacitação com o tema: “notificação de morte encefálica, manutenção e validação do potencial doador”, com a Coordenadora de Captação de Órgãos e tecidos da Central de Transplantes de Goiás, Katiuscia Freitas, que tirou dúvidas e incentivo para que mais pessoas se declarem doadoras.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo