Hospital Estadual de Jaraguá promove humanização na ala pediátrica

Setor conta com um televisor com programação infantil e presenteia crianças internadas com brinquedos que a unidade do Governo de Goiás recebe em doação

Raíssa Gonçalves, gerente de enfermagem, entrega brinquedo a criança internada no Heja

A fim de minimizar a dor, contribuindo para a cura e, consequentemente, diminuindo o tempo de internação, o Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja) tem humanizado sua enfermaria pediátrica. O setor conta com um televisor com programação infantil e a direção da unidade presenteia as crianças internadas com brinquedos que a unidade recebeu de doação.

De acordo com a diretora-geral da unidade do Governo de Goiás, Raffaela Lacerda, as ações têm o intuito de tornar o período de internação menos traumático para as crianças e familiares. “Quando a criança está hospitalizada acontece a quebra da rotina familiar e o objetivo da equipe assistencial é minimizar a dor, contribuindo para a cura e, consequentemente, diminuindo o tempo de internação, tornando o ambiente hospitalar mais acolhedor, criando momentos recreativos do brincar e de tudo que faz parte da infância”, afirmou.

Raffaela ressalta que, para tornar as internações da unidade mais humanizadas, são promovidas atividades lúdicas com os pacientes. “Na maior parte do tempo de hospitalização, a criança fica restringida ao leito, submetida à passividade, cercada de pessoas estranhas e que, para ela, trazem mais dor e sofrimento. Dor representada pelas agulhas, cortes, medicações que ardem na pele, dentre outros procedimentos desagradáveis, até mesmo para um adulto”, lembrou.

Hélmiton Prateado (texto e foto)/IBGC

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo