HGG realiza 1,2 mil procedimentos odontológicos no CTI em um mês

Pacientes do internado no Centro de Terapia Intensiva da unidade do Governo de Goiás recebem desde orientações de higiene bucal até tratamentos como laserterapia

Odontóloga realiza laserterapia em paciente da CTI da unidade do Governo de Goiás

Somente no mês de fevereiro deste ano, 1.196 procedimentos odontológicos foram realizados em pacientes internados no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG). A higiene oral é feita por técnicos em enfermagem, orientados por odontólogos, que realizam atendimentos com tratamento periodontal, extrações dentárias e laserterapia.

A unidade do Governo de Goiás contratou recentemente novos profissionais, e hoje conta com sete plantonistas, inclusive nos fins de semana, garantindo a assistência e a prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras).

De acordo com a cirurgiã dentista Camila de Freitas Silveira, o HGG tem investido também em tecnologia, com aquisição de novos equipamentos. “Estudos mostram que o cuidado bucal diminui as infecções de corrente sanguínea, sepse e outras Iras, como pneumonias, especialmente as associadas à ventilação mecânica, doenças de alta mortalidade", informa.

"O nosso trabalho é focado na prevenção e no conforto bucal dos pacientes, além de garantir a higiene satisfatória”, afirmou. Camila reforçou ainda que a equipe da odontologia faz parte da visita multidisciplinar. “Todos os casos são discutidos diariamente e as intervenções são definidas caso a caso.” 

Laserterapia
Daniela Leão Amancio, odontóloga do CTI, explicou que a laserterapia é uma técnica que tem contribuído muito no tratamento dos pacientes. “Sabemos que boca é a porta de entrada para doenças sistêmicas, e muitos sofrem com lesões por pressão, traumáticas, por mordedura ou por doenças como a herpes", alerta.

"E, nestes casos, o laser auxilia na reparação tecidual, ou seja, na cicatrização da mucosa, promovendo uma recuperação mais rápida. Com isso, é possível dar mais qualidade de saúde ao paciente, principalmente aos que estão em ingestão oral, e que podem ter a nutrição prejudicada por algum desconforto na boca”, pontuou. 

A paciente Claudineide de Oliveira, internada há três dias no CTI, agradeceu a oportunidade de passar por um tratamento odontológico. “Eu ia ao dentista só mesmo quando precisava, e agora, aqui, estou tendo essa oportunidade", comemorou.

"O atendimento odontológico veio para melhorar ainda mais a qualidade do HGG. Todos muito atenciosos e estou sendo muito bem atendida, e sem gastar nada. Parei de fumar, recentemente, para cuidar da minha saúde bucal, porque o sorriso é o espelho da pessoa, os dentes são a janela para o mundo", avalia.

Nayana Gama do Nascimento (texto e foto)/Idtech

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo