HGG promove palestra sobre saúde mental a seus colaboradores

Ação em continuidade pelo Janeiro Branco é ministrado na unidade de saúde do Governo de Goiás sob o tema Sem saúde mental não há saúde global

Colaboradores do HGG assistem à palestra, no auditório da unidade, pelo Janeiro Branco

Em continuidade à programação especial do Janeiro Branco, mês de conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental, o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG)  promoveu, na segunda-feira (23/1), palestra com o tema Sem saúde mental não há saúde global. O conteúdo, destinado aos colaboradores da unidade, foi ministrado no Auditório Dr. Luiz Rassi, pela psicóloga Mariana Batista Leite Leles.

A profissional destacou a necessidade de abordar o assunto para os profissionais do HGG. "Em um ambiente hospitalar, a tendência dos colaboradores, principalmente os profissionais de saúde, é sempre direcionar o olhar para o outro e colocá-lo como prioridade. Com isso, muitos acabam negligenciando as suas próprias necessidades e se colocam em segundo plano", disse.

"Então, trazer essa palestra, aproveitando a campanha do Janeiro Branco, permite que a gente coloque os nossos colaboradores para refletir se eles realmente estão se priorizando e exercendo os cuidados mínimos para ter saúde. Não apenas a saúde física, mas sim a saúde global", acrescentou a psicóloga.

Durante o encontro, Mariana também alertou sobre a importância do autocuidado e deu algumas dicas para essa prática. Entre elas estão: ter organização qualitativa da rotina, das atividades laborais e dos hobbies; ter mais zelo com a alimentação e com a higiene do sono; evitar a busca por soluções mágicas: medicamentos sem prescrição para alívio do sofrimento.

A gerente do Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho (SESMT), Michelly Matias, contou que a palestra foi muito positiva. "Esse momento foi muito importante para a gente correlacionar as atividades e revisar o que importa para nós no dia a dia. Então, o Janeiro Branco vem recordando para a gente que é um momento de fazer a análise interna mesmo, para ter uma conectividade entre saúde do corpo e da mente", pontuou.

A residente de psicologia, Eugênia Assis, salientou sobre a importância de abordar a temática no hospital. "Essa palestra foi muito boa, pois ela traz a reflexão de que a gente precisa se cuidar e se ouvir mais. Temos que ter o cuidado com nós mesmo, assim como fazemos com os nossos pacientes. É preciso olharmos mais para o nosso interior e nos ajudarmos."

Ana Luíza Carvalho (texto e foto)/Idtech

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo