HGG promove evento em alusão ao Dia Mundial da Obesidade

Ação na unidade de saúde do Governo de Goiás desta sexta-feira vai reunir palestras educativas, treino em circuito e aulão de dança para pacientes com sobrepeso

HGG é referência no atendimento a pacientes com obesidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

Referência no atendimento a pacientes com obesidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Programa de Prevenção e Controle da Obesidade (PCCO), o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) promove, nesta sexta-feira (3/2), um evento em alusão ao Dia Mundial da Obesidade, celebrado no dia 4 do mesmo mês.

Durante toda a manhã, a partir das 9 horas, o hospital do Governo de Goiás vai realizar uma série de atividades para os pacientes do Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade (PCCO), como palestras educativas, treino em circuito e aulão de dança.

De acordo com a enfermeira do PCCO, Louise Flores Silva, os pacientes selecionados para participar da ação estão em fase de cuidados pré-operatórios para a cirurgia bariátrica. "Esse evento será dinâmico, um atendimento diferente daquilo que os nossos pacientes estão acostumados a ter no consultório. Vamos mostrar que, a partir de simples atividades que podem ser desenvolvidas em casa, eles conseguem contribuir com o preparo do pré-operatório e, consequentemente, perder o peso necessário para a realização do procedimentos cirúrgico", destacou.

A diretora de enfermagem, Natálie Alves, ressaltou a importância da iniciativa. "Esse será um encontro muito importante, pois os pacientes receberão informações úteis sobre hábitos de vida saudáveis. Saberão com mais clareza a importância do tratamento e o acompanhamento da obesidade por profissionais capacitados. Além disso, essa também será uma forma de mostrar para esses pacientes que podem contar com o acolhimento de toda a nossa equipe multiprofissional", explicou.

Obesidade grau 3
O Programa de Prevenção e Controle da Obesidade do HGG atende pacientes com obesidade grau 3, que registram Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 40. Esse paciente passa por uma equipe multiprofissional e médica desde o começo do tratamento até o pós-operatório. Por meio do PCCO, o HGG realiza as cirurgias bariátricas e metabólicas.

Em 2017, o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou o tratamento cirúrgico do diabetes tipo 2 e, já em 2018, o HGG passou a ofertar o serviço na unidade. Até hoje, é a única unidade que faz cirurgias metabólicas, com 186 cirurgias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde então. Esse tratamento cirúrgico permite o controle do diabetes, e exige alguns critérios como: ter mais de 30 anos de idade e obesidade leve, com índice de massa corporal (IMC) entre 30 kg/m² e 34,9 kg/m².

De 2012 até fevereiro de 2023, o Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade do HGG realizou 1022 cirurgias. Já o Programa de Cirurgias Metabólicas da unidade, no mesmo período, totalizou 186 procedimentos cirúrgicos.

PROGRAMAÇÃO
9 horas – Palestra Ansiedade x alimentação
9h30 – Treino em circuito
10 horas – Aula de dança
10h40 – Palestra Orientações fisioterápicas para o paciente obeso e atividade de alongamento
11h10 – Dicas de alimentação saudável – entrega de kits com frutas
 

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo