HGG promove auditoria interna dos seus processos institucionais

Ação é realizada por profissionais da área administrativa e assistêncial da unidade do Governo de Goiás considerando a avaliação dos requisitos para certificação hospitalar da ONA 2022

Profissionais durante uma das etapas da auditoria dos processos institucionais do HGG

O Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) realizou, nos dias 15 e 16 de fevereiro, uma auditoria interna dos processos institucionais da unidade de saúde do Governo de Goiás, considerando a avaliação dos requisitos para certificação hospitalar da Organização Nacional de Acreditação (ONA) versão 2022.

A equipe de auditores internos foi constituída por profissionais da área administrativa e assistencial da unidade do Governo de Goiás, que foram indicados e nomeados por suas respectivas gerências e diretorias, considerando a avaliação dos requisitos para certificação hospitalar. Os critérios foram seguidos conforme o manual das ações das instituições que são acreditadas pela metodologia ONA.

Segundo a coordenadora do Escritório da Qualidade do HGG, Kassylla Ferreira dos Santos, o ciclo de auditorias internas teve início ano de 2022, com a nomeação dos auditores e a divulgação do planejamento, cronograma e plano de ação.

“Nós demos início ao ciclo de auditoria no último ano. O time de auditores foi responsável por conhecer os processos de trabalho dos outros setores, com o objetivo de aprender e eliminar preconceitos sobre a gestão da qualidade, além de conhecer a metodologia da ONA e, desta maneira, contribuir com o fortalecimento dos trabalhos realizados. Nós alcançamos o nosso objetivo e obtivemos um resultado muito satisfatório com a realização desta auditoria”, destacou.  

A diretora multidisciplinar do hospital, Rogéria Cassiano, também considerou que o resultado alcançado foi muito positivo. “Ficamos extremamente felizes com o resultado obtido, pois foi muito positivo. Observamos que os auditores que realizaram este trabalho estavam muito engajados e empenhados. Notamos um comprometimento muito grande de todos os participantes, que interagiram, anotaram, deram sugestões com o intuito de melhorar os processos”, pontuou. 

Para a auditora Gisleide Fonseca Dias, que é enfermeira do HGG, o processo de auditoria foi muito relevante e agregou conhecimento. "Essa foi uma experiência muito boa e válida para o nosso crescimento dentro da instituição. Pudemos vivenciar a forma como o hospital é avaliado, e isso é muito importante, pois conseguimos ter uma visão diferente daquilo que tínhamos. Nós temos que estar preparados para seguir e melhorar os nossos processos institucionais sempre com excelência." 

Ana Luiza Carvalho (texto e foto)/Idtech

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo