HEMNSL faz abertura da 111ª edição do curso Gestar Vidas

Curso visa ao preparo, no parto e pós-parto, das gestantes e mães atendidas na unidade de saúde do Governo de Goiás, para auxiliá-las em suas dúvidas e anseios

Gestantes inscritas no 111ª Gestar Vidas são recebidas no HEMNSL, onde passarão pelo curso

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) recebeu, na quinta-feira (16/2), mais uma turma do grupo Gestar Vidas, abrindo a 111ª edição do curso. A rede de apoio da unidade de saúde do Governo de Goiás dará treinamento para as 25 gestantes inscritas no grupo.

Organizado pelo serviço social, psicologia e capelania hospitalar, o curso para gestantes foi criado com a finalidade de esclarecer dúvidas sobre gestação e nascimento, e proporcionar às mulheres uma gravidez tranquila. As orientações são feitas, semanalmente, pela equipe multidisciplinar da unidade. Nesta edição, as aulas ocorrerão totalmente presencial.

Alguns integrantes da equipe multidisciplinar participaram da recepção às gestantes. A coordenadora do serviço social, Lourdes Maria, agradeceu a participação das participantes e destacou a ideia do curso. “Nossa intenção é auxiliá-las em todas as questões, dando suporte para que se sintam seguras”, pontuou.

A diretora operacional do HEMNSL, Juliana Paixão, deu as boas-vindas às participantes. “Estamos muito felizes em tê-las conosco. Saibam que nessa maternidade vocês terão todo acolhimento que merecem, nessa fase marcada por muito amor e dedicação”, destacou, desejando boa sorte às futuras mamães.

Sorteio de brindes
Ao final da solenidade, as gestantes participaram de sorteio de brindes, doados pela colaboradora Olga Suely. Vitória Moura, de 18 anos, está com dez semanas de gravidez. Ela nasceu na maternidade, onde também quer ter seu filho. “Acho que será muito importante esse curso, onde poderei tirar todas as minhas dúvidas”, afirmou.  

Luciene do Nascimento, de 25 anos, está com 33 semanas. “Vi o anúncio do curso e resolvi me inscrever. Pretendo ter parto normal e quero saber sobre os exercícios e também sobre a amamentação”, destacou Luciene, feliz à espera de  um menino.

Em cada encontro do curso, será abordado um tema diferente, entre eles: direito da mulher e os programas sociais, alimentação durante a gestação, aspectos emocionais, tipos de parto, exercícios preparatórios para o parto, aleitamento materno, cuidados com o recém-nascido e esclarecimento de dúvidas.

O corpo de palestrantes é composto por médico obstetra, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo, farmacêutico e biomédico. Ao fim do curso, as participantes vão receber um kit de enxoval doado por parceiros da unidade.

Marilane Correntino (texto e fotos)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo