Heapa promove palestra sobre infecções sexualmente transmissíveis

Em clima de carnaval, colaboradores da unidade do Governo de Goiás em Aparecida de Goiânia participam de palestra sobre prevenção, sintomas e transmissão das ISTs

Daniele Prates, da SMS de Aparecida de Goiânia, ministra palestra sobre ISTs a colaboradores do Heapa

No período de carnaval, sempre acende o alerta para os cuidados preventivos à saúde. Pensando nisso, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) promoveu, na terça-feira (14/2)), uma palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), para os colaboradores administrativos e assistenciais da unidade do Governo de Goiás.

A palestra foi ministrada pela coordenadora do programa IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, Daniele de Oliveira Prates, que detalhou os sintomas e como é feita a transmissão de cada uma das ISTs e os tipos de prevenção.

“A sociedade ainda utiliza muito pouco os preservativos, até mesmo para evitar a gravidez indesejada, e muitos limitam sua utilização apenas a isso. O uso dessa proteção é a melhor maneira de se evitar as ISTs, incluindo o vírus do HIV/aids, que pode ser transmitido, durante a relação, em até 94% dos casos”, alertou

Com o corredor todo decorado com o tema carnavalesco, Daniele ainda expôs que, em Aparecida, há testagem rápida e preservativos gratuitos disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar os testes rápidos para a detecção de HIV, sífilis, hepatites B e C, que são essenciais para a ampliação do acesso da população aos diagnósticos precoces e aos tratamentos. O teste fica pronto em 30 minutos, sem a necessidade de estrutura laboratorial”, disse. 

A profissional falou ainda que, em caso de testes positivos, existem os Serviços de Atendimento Especializado (SAEs), para o paciente ter acesso ao tratamento com profissionais especializados e dispensação de medicamentos. “Há também o atendimento para Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (Prep), método de prevenção à infecção que consiste na tomada diária de um comprimido que impede que o vírus se espalhe pelo organismo, antes mesmo da pessoa ter contato”, enfatizou. Ao final, dúvidas ainda foram sanadas.

Yasmine de Paiva Eliel (texto e foto)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo