Heana recebe projeto pioneiro de redução de filas na rede estadual hospitalar
Projeto “Integração Hospitalar em Rede” será realizado em 24 unidades do Estado e conta com parceria do Hospital Israelita Albert Einstein e do Institute for Healthcare Improvement (IHI)

O Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana) recebeu, nessa quarta-feira (02/07), a primeira visita técnica para implantação do projeto “Integração Hospitalar em Rede”, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com o Institute for Healthcare Improvement (IHI) e o Hospital Israelita Albert Einstein.
Entre as metas da proposta está a redução pela metade o tempo de espera por atendimento hospitalar, integrando as unidades da rede pública, com execução prevista para cerca de 18 meses. O encontro contou com a presença do Diretor do Institute for Healthcare Improvement (IHI), Dr. Fernando Faraco, e da Consultora do Hospital Israelita Albert Einstein, Seméia Corral, que foram recebidos por Renato Pereira de Souza, diretor administrativo do Heana.
A visita teve como objetivo identificar e analisar as oportunidades de melhoria na qualidade e segurança dos serviços de saúde prestados pela unidade. Na ocasião, foram discutidos planos de ação para resolver as dificuldades identificadas. Além disso, a ação buscou o desenvolvimento e aprimoramento das competências clínicas, gerenciais e de melhoria de processos nos diversos níveis de gestão (estratégico, tático e operacional).
O uso de conceitos, métodos e ferramentas adequados às práticas dos profissionais nas atividades assistenciais, de suporte, administrativas e de liderança também foi enfatizado durante o encontro. A visita incluiu o pronto-socorro e buscou entender o funcionamento do atendimento oferecido pela unidade. Entre os focos estão a melhoria da eficiência no giro de leitos e a otimização dos processos de regulação.
Durante o evento, a diretoria e os líderes do Heana apresentaram os avanços da unidade, destacando as práticas consolidadas voltadas à segurança, eficiência operacional e humanização no atendimento. Foram apresentados os indicadores de desempenho, as ações realizadas e os resultados alcançados pela unidade, que conquistou a acreditação ONA II e obteve 100% de conformidade nas práticas de segurança do paciente, durante a Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente 2024.
G. Costa (texto e fotos) / Funev