HDT participa da Campanha Nacional de Conscientização da Sepse

No dia 13 de setembro (quarta-feira), o Hospital de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT), participou ativamente da campanha nacional de conscientização em prol do Dia Mundial da Sepse que, em Goiânia, foi realizado no Terminal Rodoviário de Goiânia. A ação promovida em 17 cidades brasileiras pelo Instituto Latino Americano (ILAS), contou com a distribuição de panfletos e esclarecimento de dúvidas sobre a síndrome responsável por mais óbitos do que o câncer ou o infarto agudo do miocárdio. Em Goiânia, as enfermeiras do HDT, Patrícia Lisboa e Sabrina Lima, foram as responsáveis por informar a população sobre a Sepse.

O Instituto Sócrates Guanaes (ISG) – Organização Social (OS) gestora do HDT, que tem como missão salvas vidas, se sensibilizou com a campanha e acredita que ações como esta são de extrema importância para esclarecer a população e minimizar o problema da alta mortalidade pela sepse.

De acordo com uma pesquisa do ILAS, realizada no primeiro trimestre de 2017 em 134 municípios brasileiros, 86% dos entrevistados nunca tinham ouvido falar sobre a doença. A mesma realidade também foi constatada nas abordagens feitas pelas enfeimeiras na ação em Goiânia. A dona de casa, Sebastiana Viana, que esperava por um ônibus na rodoviária, gostou da campanha. “Eu não tinha ideia do que era isso. Às vezes não damos muita importância para uma dor de garganta ou infecção urinária. Com essas explicações, vou ficar mais atenta”, salientou. O aposentado João Amaral, foi um dos poucos que já conhecia a síndrome. ”Pude ver de perto muitos casos de infecção que evoluíram para sepse, na região da Amazônia. Por isso me cuido bastante, com 71 anos de idade, tenho uma saúde de ferro”, afirmou o aposentado.

Segundo a enfermeira e coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta do HDT, Patrícia Lisboa, o diagnóstico precoce da sepse é vital para salvar vidas. “O reconhecimento precoce por parte dos profissionais de saúde é muito importante, a chave para o tratamento adequado”, destacou.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo