HDS promove ação Adorno zero para conscientizar profissionais

Atividade realizada pela Comissão de Biossegurança do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta reforça importância do não uso de adornos no ambiente hospitalar

Profissionais do HDS levam informações sobre a importância do adorno zero no trabalho

A ação Adorno zero: mostre sua beleza natural, realizada pela Comissão de Biossegurança do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), tem como objetivo reforçar para os profissionais a importância de não utilizarem adornos no ambiente hospitalar, para reduzir os riscos de infecção.
 
Os membros da comissão passaram por todos os setores da unidade e alertaram sobre os perigos do uso de acessórios durante a jornada de trabalho. “Os adornos usados em ambientes de saúde abrigam agentes patogênicos, aumentam o risco de infecção e comprometem a segurança dos pacientes. Isso porque eles dificultam a higienização adequada das mãos e de superfícies corpóreas”, explica a técnica de segurança do trabalho Iara Cristina de Oliveira Rocha.
 
A campanha busca o cumprimento da Norma Regulamentadora (NR) 32, que estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.
 
“É uma ação muito importante para nós, trabalhadores da saúde. O cumprimento da NR 32 visa garantir nossa segurança e de nossos familiares, evitando que agentes patogênicos sejam transportados para nossas residências. E, ao não utilizarmos adornos, podemos garantir também a segurança dos nossos pacientes. Devemos ter clareza que o não uso de adornos no ambiente hospitalar ajuda a evitar acidentes físicos, químicos e biológicos, preservando a saúde de todos. Eu sou assistente social hospitalar e sigo a NR 32”, realtou Ivanilda Bento.

Naiclea Luzia (texto e foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo