HDS oferece arte como terapia aos paciente moradores

Atividades são realizadas diariamente, auxiliando na independência e no fortalecimento de 12 remanescentes da antiga Colônia Santa Marta

Pacientes moradores realizam atividades propostas pela arteterapeuta Adriana Borges

Considerada uma forma de integração e expressão, a arteterapia promove o bem-estar e autonomia dos pacientes moradores do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), unidade do Governo de Goiás referência no cuidado e atendimento à pessoa idosa.

A arteterapeuta Adriana Ferreira Borges explica que as atividades, realizadas diariamente, têm auxiliado na independência e no fortalecimento do elo entre os pacientes, conforme o que cada um quer expressar. "O senhor Alexandre, por exemplo, gosta de montar blocos, e assim acontece a melhora da coordenação motora e a parte cognitiva também”, conta.

A profissional explica ainda que a arteterapia tem o intuito de comunicar e despertar sensações. Ela reforça que faz toda a diferença para os pacientes que residem no ambiente hospitalar,  promovendo uma rotina mais leve e descontraída.

“Dessa forma, eles ocupam mais o tempo e conquistam uma melhora na qualidade de vida. Trabalhamos também a individualidade, para que eles se reconheçam como pessoas. Então, eu trabalho para que eles percebam que, apesar de estarem morando juntos, cada um tem sua individualidade”, afirma Adriana.

Entre as atividades das oficinas estão confecção de colares, pinturas, desenhos e produção de tapetes. Atualmente, a unidade acolhe e cuida de 12 pacientes remanescentes da antiga Colônia Santa Marta. Todos contam com cuidados integrais todos os dias.

A paciente moradora Maria Paula de Paula Gonçalves irradiou felicidade ao confeccionar um lindo colar. “Consegui fazer um colar para eu usar quando formos passear”, comemorou. Além das atividades realizadas, diariamente, na Residência Assistencial, a gestão do HDS promove passeios externos aos pacientes, como visita a shopping, almoço de folia de reis, piquenique, entre outros.

Naiclea Silva (texto e foto)/Imed

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo