Governo de Goiás realiza reforma administrativa na SES 

Mudanças propostas aperfeiçoam a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, criando uma secretaria adjunta e três subsecretarias que promovem mais integração entre as diversas áreas da pasta

Sérgio Vencio: “É preciso administrar cada vez mais, e melhor, as verbas públicas destinadas à saúde"

O Governo de Goiás desenvolveu nova estrutura administrativa para a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). A pasta agora tem uma secretaria adjunta e três subsecretarias – de Vigilância e Atenção Integral em Saúde (Subvais); de Inovação, Planejamento, Educação e Infraestrutura (Subipei) e de Controle Interno e Compliance (Subcic) – o que promoverá mais integração nos processos executados pelas dez superintendências da pasta.

O secretário Sérgio Vencio afirma que a implantação de novas subsecretarias, inclusive com a parceria da Controladoria Geral do Estado (CGE) em uma delas, é importante para dar mais eficácia à pasta, além de contribuir na fiscalização dos custeios e investimentos.  “Será preciso administrar cada vez mais, e melhor, as verbas públicas destinadas para o setor de saúde. Aprendi muito com a seriedade da gestão por onde passei, e isso será aplicado na SES”, destaca. 

Conforme explica o secretário, a Subsecretaria de Controle Interno e Compliance reúne as áreas que vão promover a controladoria, correição e auditoria, e tem conexão direta com a área de inteligência da Polícia Civil. 

“Esse é um projeto-piloto do governo estadual, inédito no País, por meio da Controladoria-Geral do Estado, com o objetivo de tornar os controles da pasta ainda mais efetivos, rigorosos e de caráter preventivo. A Polícia Civil, por meio da área de inteligência, auxiliará nas informações das empresas que a SES contrata, com um olhar especial para os contratos dos hospitais”, esclarece.

Subsecretarias
A Subsecretaria de Vigilância e Atenção Integral à Saúde (Subvais) integra todas as superintendências relacionadas à atividade fim da SES-GO, que é coordenar e organizar a assistência ao usuário. São elas as Superintendências de Política e Atenção à Saúde (Spais), de Monitoramento dos Convênios e Contratos de Gestão (SCCG), de Regulação Controle e Avaliação (SRCA) e de Vigilância em Saúde (Suvisa). 

Além disso, a Gerência de Transplantes passa a integrar a Subvais. “Antes, essa gerência ficava em uma superintendência, agora está ligada diretamente a uma subsecretaria, dando visibilidade a um dos serviços considerado dos melhores no País”, afirma a subsecretaria da SES-GO, Anamaria Arruda.

A Subsecretaria de Inovação, Planejamento e Educação integra as superintendências que apoiarão a Subsecretaria de Vigilância e Atenção, que são a de Planejamento (Splan); de Tecnologia, Inovação e Saúde Digital (Sutis); da Escola de Saúde de Goiás (Sesg) e de Infraestrutura (Suinfra).  

“Tudo isso dentro de uma estrutura que, integrando esses processos, vai melhorar o diálogo com a outra subsecretaria responsável pelos processos voltados para a assistência direta ao usuário do SUS”, esclarece a subsecretária.

A pasta passa a ter uma secretaria adjunta. “Ela vem para fomentar o diálogo necessário que deve ser cada vez mais voltado para o que preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS), que é a integralidade, integração e a intersetorialidade das ações”, afirma Anamaria Arruda.

Macrofunções
Também vinculadas diretamente ao gabinete do secretário estão a Superintendência de Gestão Integrada (SGI) e a Subsecretaria de Controle Interno e Compliance (Subcic). A SGI é responsável pela gestão de pessoas, financeira, de apoio administrativo e logístico, de compras governamentais, contratos e convênios, de controle e aplicação de recursos e de licitações. 

Já a Subcic é uma novidade, que vem como piloto no Governo de Goiás, agregando macrofunções da Controladoria-Geral do Estado – auditoria, correição, ouvidoria e Transparência – e ligada diretamente ao titular da pasta, sob a supervisão técnica da CGE.

“É como se fosse um controle interno, uma CGE setorial, voltada mais para os processos da saúde, que têm muitas especificidades”, afirma a secretária adjunta, acrescentando que o objetivo final é obter controles ainda mais efetivos, rigorosos e preventivos. A Subcic é composta pelas Superintendências de Governo Aberto e Participação Cidadã e de Controle Interno e Correção. 

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Foto: Iron Braz/SES-GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo