Governo de Goiás oferece tratamento de câncer no Hospital de Itumbiara

Centro de Oncologia da unidade de saúde atende pacientes do município e região com início do tratamento recorde de até 48 horas da entrada, via regulação estadual. Pacientes relatam acolhida humanizada como um dos diferencias do atendimento

Paciente passa por consulta no Centro de Oncologia do Hospital Estadual de Itumbiara, onde o tratamento pode começar em até 48 horas da entrada, via regulação estadual

 

O Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos conta com uma unidade de oncologia atendendo pacientes de Itumbiara e demais municípios da região sul do Estado desde novembro do ano passado. O centro de oncologia da unidade do Governo de Goiás realiza atendimentos ambulatoriais e tratamento de alta complexidade oncológica de pacientes encaminhados pela Complexo Regulador Estadual (CRE).

O principal diferencial do serviço é que o tratamento pode ser iniciado em até 48 horas depois de realizada a primeira avaliação pela equipe clínica. Segundo a médica Paolla Alves, especialista em oncologia, se o paciente já tiver um diagnóstico positivo com biópsia, é possível iniciar o tratamento com a máxima rapidez.

“Fazemos a primeira abordagem com os pacientes encaminhados e, se ele estiver diagnosticado com a biópsia, já entramos com o tratamento em até 48 horas, visando maior eficácia. Se o paciente não tiver o diagnóstico positivo, fundamentado em biópsia, nós o encaminhamos para a realização desse exame e, no máximo com 15 dias, iniciamos o tratamento”, explica.

Acolhimento e abordagem
A médica frisa que a etapa mais delicada é o acolhimento do paciente e a abordagem sobre como se desenvolverá o tratamento. “É preciso que a sociedade compreenda com transparência a doença e o tratamento”, alerta Paolla Alves. Desde o início, os pacientes, e até o núcleo familiar, recebem acompanhamento psicológico e de assistentes sociais sobre o tratamento proposto.

Até o momento, foram realizadas 89 consultas na especialidade de oncologia clínica e 9 sessões de quimioterapia, envolvendo 3 pacientes em tratamento de câncer de intestino, 2 com tratamento câncer de mama e 1 submetido à hormonioterapia.

As sessões de quimioterapia duram em média três horas cada uma, e o tempo de tratamento é individualizado, de acordo com o protocolo indicado para cada pessoas. Para tanto, a unidade conta com 15 poltronas. E os pacientes em tratamento recebem todo o acompanhamento médico e da equipe multiprofissional, formada por enfermeiro, farmacêutico, assistente social e psicólogo.

 

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo