Governo de Goiás entrega Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico no HCN, em Uruaçu

Novo espaço da unidade terá ampliação da estrutura física e de tecnologia, integradas com ambientes humanizados, avançando na regionalização da saúde no Estado

Hospital Estadual do Centro-Norte avança, com equipamentos e estrutura para exames de alta complexidade

O Governo de Goiás entrega à população do Norte Goiano, o novo centro de Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), nesta quarta-feira (15/02). Após dois meses de obras, o espaço apresenta as novas instalações, com serviços de diagnóstico e uma equipe de especialistas multiprofissionais para atender toda a população da região Centro-Norte de Goiás. 

O novo SADT contará com sala de Ressonância Magnética, sala de Tomografia, sala de comando, duas salas de Raio-X digital, sala de Cicloergometria, duas salas de Ultrassom, sala de Holter/Mapa, duas salas de ECG, duas salas de Endoscopia, sala de impressão de laudos, sala de limpeza e desinfecção, sala de guarda-materiais, sala Administrativa e uma Copa. 

Além disso, todo o centro possui salas com ambientação e espaços humanizados, a fim de oferecer o melhor atendimento possível aos pacientes, integrando a ampliação da estrutura física com tecnologia e equipamentos modernos. O governador Ronaldo Caiado vai inaugurar as instalações às 9h30, percorrendo as alas do hospital, acompanhado pela superintendente de Políticas de Atenção Integral em Saúde, Paula dos Santos Pereira, que vai representar o secretário estadual de Saúde, Sérgio Vencio.

Segundo o governador, ver de perto a regionalização avançando e consolidando assistência de qualidade ao cidadão do interior, é um orgulho. “Como médico e gestor, sei da importância de ter um hospital desse porte com esses equipamentos de ponta, pronto pra atender toda essa região, que por anos foi desassistida”, pontua Ronaldo caiado.

Unidade da Secretaria de Estado de Saúde  (SES-GO), o  HCN possui 300 leitos totais, com perfil de hospital geral de média e alta complexidade, maternidade de alto risco e ala de oncologia, a primeira da rede própria estadual. “A regionalização se consolida com unidades resolutivas, modernas e dotadas de condições de atendimento humanizado”, pontua o secretário de Estado da Saúde, Sérgio Vencio.

Ressonância
“Agora, toda a região, poderá desfrutar de um serviço de excelência gratuito, rápido e de fácil acesso, sem precisar se deslocar até os grandes centros urbanos”, destaca Getro Pádua, diretor do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), organização responsável pela gestão do hospital. 

O novo espaço conta também com a aquisição de novos equipamentos para tomografia, ressonância magnética e raio-x digital, agregando uma nova tecnologia para a unidade e auxiliando no diagnóstico de diversas doenças, identificação de tumores, infecções ou coágulos, e ainda na detecção e monitoramento de lesões ou patologias. “O objetivo é contribuir para a qualidade dos serviços de saúde prestados e colaborar com o processo terapêutico do paciente com equipamentos modernos”, completa o diretor. 

Somente nos dois primeiros meses deste ano já foram realizados 2.245 exames de tomografia, 96 ressonâncias magnéticas e 3.437 raios-x na unidade. O acesso a esses serviços, com tecnologia de última geração e exames de alta complexidade, proporciona apoio diagnóstico assertivo e maior agilidade no tratamento precoce dos pacientes. 
De acordo com Adriana Gonçalves, gestora administrativa do HCN, são avanços tecnológicos como esses que proporcionaram grandes e rápidas mudanças na medicina. “Por meio dos exames de imagem é possível uma elucidação diagnóstica segura e com precisão”, avalia ela. 

Foram investidos no novo SADT cerca de 11 milhões de reais, entre equipamentos médico-hospitalares e infraestrutura. Com o novo espaço projetado para uma ambiência humanizada, o hospital passará a oferecer ainda mais exames, atendimentos e serviços gratuitos à população do estado.

Comunicação Setorial SES-GO
Foto: SES-GO
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo