Governo de Goiás capacita servidores do Lacen-GO em transporte de substâncias infecciosas

Qualificação é ministrada por dois profissionais da unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás que participaram de capacitação internacional sobre o tema

Capacitação a servidores é ministrada por Fernanda Severo e Helton Oliveira, também do Lacen-GO

Os gestores das unidades da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) não têm poupado esforços em capacitar os profissionais para o desenvolvimento de ações fundamentado na qualidade, segurança e eficiência. No fim de janeiro, a direção  do Laboratório Estadual Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) possibilitou a realização do Treinamento Internacional de Transporte Seguro de Substâncias Infecciosas aos servidores das seções de biologia médica e microbiologia de alimentos, que têm em sua rotina o envio de amostras biológicas para os laboratórios nacionais ou regionais de referência localizados em diversos pontos do País. 

O treinamento no Lacen foi ministrado pelos profissionais da própria unidade Fernanda da Cunha Severo e Helton Freires Oliveira. Os dois participaram, em setembro de 2022, do Treinamento Internacional de Transporte Seguro de Substâncias Infecciosas – 2ª Turma, realizado em Brasília, representando o Lacen-GO. Na oportunidade, eles se comprometeram a multiplicar os conhecimentos para os demais colaboradores, de forma a padronizar as ações e garantir a segurança no transporte das amostras. 

O diretor-geral do Lacen-GO, Vinícius Lemes da Silva, pontua que o treinamento teve o objetivo de capacitar os profissionais da unidade para estarem aptos e certificados para realizarem o transporte de amostras biológicas com segurança, segundo as normas internacionais e a RDC 20, de 10 de abril de 2014, que dispõe sobre o assunto. 

Os dois servidores que atuaram como multiplicadores de conhecimentos e ministraram o treinamento aos colegas destacaram a importância de terem participado do evento internacional.  Na avaliação de Fernanda da Cunha Severo, o curso realizado em Brasília foi muito importante, tendo em vista que aprimorou os conhecimentos dos participantes e possibilitou a visão dos pontos fracos que devem ser melhorados. 

Helton Freires Oliveira destaca que o Treinamento Internacional de Transporte Seguro de Substâncias Infecciosas foi uma grande oportunidade para o recebimento de instruções e o conhecimento de outras instituições de referência no diagnóstico que executam rotineiramente a tarefa adicional de enviar e receber substâncias infecciosas, ora como agentes patogênicos isolados e cultivos, ora como amostras suspeitas e amostras com confirmação da presença de agente infeccioso. “Percebemos nesse treinamento que temos uma grande missão na saúde pública, a responsabilidade de fazer sempre o melhor”, assinalou. 

Maria José Silva/Comunicação Setorial

Foto: arquivos SES-GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo