Gestores do GEED participam de curso de capacitação inédito no país

Os gestores do Grupo Estadual de Enfrentamento às Drogas, Kérima Parreira, Huelson Paraguassu e Ana Maria Porto participam, em João Pessoa, do curso de capacitação Siconv Week 100% prático, inédito e inovador no País. O curso acontece até 01/12, sendo cinco dias de completa imersão no Portal de Convênios do Governo Federal (Siconv). O curso é voltado a servidores públicos das áreas de contratos, projetos, financeiras e jurídicas, também atende a procuradores, advogados, administradores, prefeitos, vereadores e demais profissionais de áreas afins.

No ambiente específico, os alunos executam todo o passo-a-passo, de forma prática, percorrendo os caminhos e as lapelas desde a elaboração do projeto, o credenciamento do operador, a solicitação de um convênio, a geração do empenho, a execução, a OBTV até a prestação de contas. As aulas estão a cargo do professor, Murillo de Miranda Basto Neto, coordenador-geral de Convênios do Ministério do Turismo e de Administração de Projetos no Ministério da Saúde. Murillo tem experiência de mais de 15 anos na gestão de convênios, é Bacharel em Ciências Contábeis e pós-graduado em Recursos Humanos.

As aulas são elaboradas dentro de um laboratório de informática, com todos os computadores conectados ao Siconv, em tempo real, fazendo deste um curso completo, com operação no próprio portal e que servirá de base para os servidores atuarem na gestão de convênios de suas instituições.

Estão sendo abordados temas como:

Prestação de contas: obrigatoriedade constitucional;

Aprendendo a ler o Orçamento Público: a importância para a captação de recursos;

Como evitar erros na inserção de documentos de liquidação: elementos que devem constar dos documentos probatórios para evitar diligências dos órgãos concedentes;

Noções gerais sobre transferências governamentais: diferenças entre transferências concedidas e transferências recebidas;

Como prestar contas?;

A convergência entre o Plano Plurianual, o Orçamento Anual e o Siconv;

Diligências: porque ocorrem e como evitá-las.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo