Exposição fotográfica marca dia de doação de órgãos

Para marcar o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, a Central de Transplantes promoveu nesta quarta-feira, 27 de setembro, a exposição fotográfica “Doar o melhor de si”. O evento, que aconteceu no Parque Flamboyant, ofereceu sorteio de brindes, aferição de pressão e medição de taxa de glicemia.

A enfermeira coordenadora de captação de órgãos e tecidos da Central de Transplantes, Katiucia Freitas, avalia que o evento busca sensibilizar os cidadãos sobre a importância de, em vida, manifestar aos familiares o desejo de ser um doador de órgãos. “Também é uma oportunidade para as pessoas tirarem dúvidas com relação a doação’’, diz.

O atleta federado pela Ascorg, Helkes Nascimento de Souza, que recebeu doação de rins há três anos fala de sua experiência. “Aos 32 anos descobri que era doente crônico renal. Antes do transplante meus rins chegaram a funcionar apenas 12%. Então recebi a doação do rim da minha irmã Marinalva Souza, ainda em vida, que tinha 50% de compatibilidade. Hoje levo uma vida normal’’.conclui.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo