Evento internacional sobre o Césio 137 contou com manhã de autógrafos

O último dia do International Joint Conference Radio 2017, que aconteceu entre os dias 25 e 29 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia, contou com os conferencistas fazendo um balanço final do encontro e manhã de autógrafos do livro “Fotorreportagem do Acidente Radioativo em Goiânia – Césio 137/ 30 Anos”, produzido pela jornalista Patrícia Almeida, servidora da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-G0).

A fotorreportagem foi produzida pela Comunicação Setorial da SES-GO, em parceria com o Centro de Assistência aos Radioacidentados (C.A.RA.) e registra, em 158 imagens, a história do desastre. “Esse trabalho procurou recuperar fatos históricos, por meio de pesquisas e conversas com as pessoas que participaram do episódio. O objetivo é fazer que essa memória não se perca, mas que seja registrada como alerta para as atuais e futuras gerações”, diz Patrícia Almeida.

Para Luíz Carlos Silva, que foi homenageado no evento e participou do acompanhamento das vítimas do Césio à época, o livro de fotorreportagem é um resgate histórico de valor inestimável para a história de Goiás. Um legado que será deixado para outras gerações como forma de prevenção para que jamais ocorra outro acidente semelhante.

Com o trabalho de pesquisa de imagens do fotógrafo Sebastião Nogueira e de arte de Matheus Diniz, o fotolivro com 184 páginas, tem tiragem de três mil exemplares, e foi publicado pela editora Kelps. A obra possui fotos de Hélio Nunes, Sebastião Nogueira, Lailson Damásio, Lorisvaldo de Paulo, Carlos Costa e Yochikazu Maeda.

“Essa não é uma obra autoral, mas um trabalho que retrata o que está no coração e na mente das pessoas que viveram essa história, de quem participou do episódio”, diz a Chefe da Comunicação Setorial da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Iara Lourenço.

A fotorreportagem foi baseada em consultas aos acervos dos jornais O Globo, O Popular, Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e do C.A.RA., além de entrevistas. A jornalista Patrícia Almeida da Silva foi a responsável pela organização da obra, que teve colaboração na revisão do conteúdo pelas servidoras do C.A.RA, Patrícia Melo de Alencar e Carla Wascheck, e pelos jornalistas Thiago Lagares e Maria José da Silva.

Conferencistas

Para a superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, Irani Ribeiro, a conferência foi um momento para troca de experiências científicas e tecnológicas sobre o tema que envolve energia nuclear, mas ainda um espaço para se reafirmar a importância da prevenção e do cuidado. “Não podemos deixar que outro acidente radiológico como o que vivenciamos ocorra não só no Brasil, mas também no mundo. E esse espaço foi preparado para discutir não só tecnologia, mas prevenção também”, pontuou.

Para o presidente da Federação de Radioproteção da América Latina e Caribe, Walter Truppa, o evento em Goiânia mostra que o trabalho de proteção e prevenção tem que ser um compromisso contínuo das entidades e dos especialistas que estão empenhados nesse trabalho.

Mais informações: fotorreportagemcesio137@gmail.com

Link para baixar a Fotorreportagem dos 30 anos do acidente com Césio 137 em Goiânia: Clique aqui

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo