Edição do Saúde na Praça do HGG em alusão ao Janeiro Branco realiza mais de 100 atendimentos

Atendimentos foram ofertados, das 7h às 12h, na manhã desta quinta-feira, 19 de janeiro

 Equipe do Saúde na Praça do HGG realizando atendimento ao cidadão

O Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) promoveu a primeira edição do projeto Saúde na Praça em 2023, nessa quinta-feira (19/1). A temática desta vez foi "Saúde mental: A vida pede equilíbrio", em alusão ao Janeiro Branco. Mais de 100 atendimentos foram realizados durante a ação, que aconteceu durante toda a manhã, das 7 às 12 horas. O público que passou pela tenda do projeto recebeu orientações da equipe de psiquiatria do HGG e também puderam tirar dúvidas com as equipes de enfermagem, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia e psicologia do hospital. Além disso, os cidadãos realizaram testes de glicemia, aferição da pressão, entre outros procedimentos.

O médico psiquiatra do HGG, Leonardo Prestes, salientou sobre a importância da oferta de serviços à população por meio do projeto. "Nós do HGG sempre auxiliamos na saúde da população. Aproveitamos o Janeiro Branco, que é o mês de dedicado à saúde mental, para trazer o tema aqui para o Saúde na Praça e orientar a população sobre como cuidar da saúde mental. Nós falamos sobre a importância de ter mais atenção sobre a ansiedade, humor, afetividades, como cuidar melhor do estado mental para melhorar a convivência consigo mesmo e com os semelhantes. A grande importância da saúde mental é a nossa capacidade de nos ajustarmos ao meio que vivemos e melhorar a forma como nos relacionamos. É importante buscar pela prática de atividade física, definir horário para dormir e dormir o tempo mínimo necessário," pontuou.

Maria de Lourdes Ferreira, 63 anos, já é paciente da unidade de saúde e contou que parou na tenda quando estava chegando para um atendimento no HGG. "Eu cheguei e vi o movimento na tenda. Então resolvi passar aqui. Eu já sou paciente do HGG e vim trazer exames para fazer uma cirurgia de vesícula e o médico avaliar, já estou com os exames do pré-operatórios. Achei bom demais esse atendimento aqui na praça, eu não sabia que estava com a glicemia tão baixa e aqui eu fiquei sabendo, então vou cuidar da saúde. Esse trabalho é muito importante, estou gostando."

Ana Luíza Carvalho (texto e fotos)/Idtech 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo