Crer realiza formação para professores sobre adaptação curricular  

Em sua terceira edição, qualificação sobre abordagem a alunos com autismo e deficiência intelectual faz parte das ações de incentivo ao ensino na unidade do Governo de Goiás

Santina de Jesus, de Cocalzinho, se inscreveu no curso em busca de atualização profissional

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), unidade do Governo de Goiás, iniciou, a terceira turma do curso de adaptação curricular para alunos com autismo e deficiência intelectual, neste mês de março. A formação é oferecida gratuitamente para os professores e comunidade educacional da rede pública e privada de todo o Estado.

“Esta é a terceira turma de educadores que estamos formando, e para nós, do Crer, é uma satisfação muito grande saber que estamos contribuindo para a formação de profissionais que promoverão a inclusão dos alunos com deficiência ou transtornos do espectro autista em outros espaços”, destaca Thais Nasser Sampaio, gerente de reabilitação auditiva e intelectual do Crer. 

No primeiro encontro presencial, os inscritos participaram de uma aula com o médico Hélio van der Liden, especialista em neurologia infantil, que esclareceu sobre deficiência intelectual, autismo e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), trazendo pontos marcantes dessas doenças que devem ser observados em crianças.

“Achei fundamental esse encontro, e fiquei muito feliz quando recebi o convite para falar com professores, porque eles estão na linha de frente da atuação da área educacional, e muitas vezes é nas escolas que se percebem os primeiros sinais de um transtorno do neurodesenvolvimento.” 

O médico reforçou que quanto mais conhecimento esses educadores tiverem melhor será a inclusão e o desenvolvimento dessas crianças. “A escola tem um papel bem proativo em relação a isso, é claro que nós não queremos que os professores façam um diagnóstico, mas que eles aprendam a observar os sintomas para alertar a família da criança que têm pontos marcantes de um transtorno do neurodesenvolvimento ”, pontua. 

Educação continuada 
Segundo a psicopedagoga do Crer Sofia Gomes Martins Mustafé, o curso tem o objetivo de possibilitar o aprendizado, estimular e desenvolver os professores e também outros profissionais que atuam na educação da rede pública e privada em Goiás.

“É fundamental que os professores conheçam mais sobre os transtornos do neurodesenvolvimento, porque são eles que lidam diretamente com uma grande parcela  dessas crianças, que cada vez mais têm sido diagnosticadas com atraso de neurodesenvolvimento”, afirma. 

Santina de Jesus Pereira da Guirra atua na Secretaria de Educação do município de Cocalzinho e se inscreveu no curso de adaptação curricular em busca de atualização profissional. "Nós estamos recebendo muitas crianças com deficiências e transtornos do neurodesenvolvimento. Então, eu e a equipe do AEE (Atendimento Educacional Especializado), nos inscrevemos no curso do Crer para identificarmos melhor as necessidades de cada aluno e ajudarmos na orientação dos pais para buscar atendimento especializado", diz.

Maíra Santos é pedagoga e atua como acompanhante terapêutica e se inscreveu no curso por indicação de uma amiga que participou de uma edição anterior. Para ela, a aula ministrada pelo médico neurologista Hélio van der Linden agregou muito para o seu aprendizado.

"Como eu acompanho crianças tanto em sala de aula, como em clínicas, foi de grande valia o encontro de hoje. Eu pude aprender bastante, ampliar ainda mais os conhecimentos com relação ao autismo, deficiência intelectual e TDAH", afirma. 

Thalita Braga (texto e foto)/Agir

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