Conselho Estadual de Saúde tem nova mesa diretora

Diretoria eleita para o pleito 2023/24 é composta pelo presidente Walter Monteiro, vice-presidente Paula dos Santos e secretários Heloísa Massanaro e Venerando Lemes de Jesus

A diretoria do Conselho Estadual de Saúde de Goiás , eleita para o biênio 2023/2024

A nova mesa diretora do Conselho Estadual de Saúde de Goiás (CES-GO) foi eleita e empossada, em 17 de janeiro. Composta pelo presidente Walter Monteiro, do seguimento do usuário; pela vice-presidente Paula dos Santos, representante da SES; e pelos secretários Heloísa Massanaro e Venerando Lemes de Jesus, a diretoria foi eleita para o pleito 2023-2024. 

Walter Monteiro destaca que se faz necessária uma mudança cultural sobre o entendimento de controle social e o papel da sociedade na formulação na política de saúde.  “É imprescindível retomar a prática do controle social como um dos princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS)", afirmou. 

"E para isso devemos atuar fortemente na formulação e na implementação de processos formativos aos agentes da sociedade presentes nos 246 conselhos municipais de Goiás. Para a garantia da saúde pública como direito de todos e dever do Estado, em cada esfera de governo, da União, do Estado e dos municípios”, avaliou, acrescentando que houve pouco avanço nesse sentido, “de forma limitada e muito burocrática”.

O presidente afirmou que a participação ativa da sociedade em defesa do SUS é o único caminho para garantir um sistema de saúde público, universal, de qualidade, com financiamento público adequado, pautado pela efetiva participação da sociedade. “O controle social em saúde tem que ser um meio de compartilhar o poder decisório acerca das políticas públicas na expressão máxima da democracia e da cidadania”, considerou. 

Walter disse ainda que a participação da sociedade na elaboração e execução das políticas públicas é o maior instrumento de defesa social do SUS. “É a via pela qual a sociedade participa efetivamente da defesa dos princípios do SUS e da defesa para que todos tenham acesso a ao direito a um SUS universal, integral e equânime”, avaliou.

Experiência
Walter da Silva Monteiro, de 58 anos, é historiador, educador popular em saúde, coordenador estadual da Central de Movimentos Populares (CMP-GO). Integra também o Conselho Municipal de Saúde de Goiânia (CMS), na condição de coordenador da Comissão Intersetorial de Avaliação de Contratos e Convênios, é membro da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e ainda integra o Fórum Nacional de Direitos Humanos em Saúde.

Patrícia Almeida/Comunicação Setorial
Foto: Conselho Estadual de Saúde

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo